Jovem, musculoso, com cabelos cacheados e óculos de armação preta, em cima de um cavalo com uma espada na mão, esse é o jovem Islam Yaken, novo ícone dos Jihadistas do Estado Islâmico, que ocupa grande parte da Síria e do Iraque. A foto muso tem repercutido nas redes sociais egípcias, não apenas pelo visual moderno do Jihadista hipster, mas por sua histporia de vida, segundo pessoas que dizem conhecê-lo. De acordo com o The Telegraph, o egípcio é graduado e de família abastada do subúrbio do Cairo. O jovem já defendeu o ex-presidente da Irmandade Muçulmana do Egito Mohammed Morsi, e há um ano mudou drasticamente seu estilo de vida de modo que nem seus melhores amigos sabem explicar.
Em sua pagina na rede social é possível entrar fotos de um jovem vaidoso, que exibe os musculos em fotos na frente do espelho e com cabelo curto, além de uma série de fotos na academia. Agora o Jihadista hipster usa as redes sociais para glorificar o "Califado" de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, além de postar fotos sangrentas de pessoas decaptadas. "A história de Islam Yaken é assustadora", escreveu um ex-colega de escola, Aliya Mikkawi, em sua própria conta no Twitter. "Ele costumava andar na escola comigo.", disse o amigo. Yaken estudou no Liceu Francês em Heliopolis, perto do palácio presidencial. Além disso ele fala Inglês e francês. Ele também estudou direito na prestigiada Universidade Ain Shams, onde graduou-se no ano passado. O jovem agora tenta convencer sua família a se juntar a ele em Raqqa, cidade síria sobre o rio Eufrates controlada pelo Estado Islâmico "Falei com a minha mãe e lhe disse para vir e ficar nesse apartamento às margens do Eufrates", escreveu ele em uma rede social.
Em entrevista à imprensa local, amigos do jovem disseram que Yaken sempre foi um rapaz engraçado, respeitoso e afirmaram não ter ideia da intenção do amigo em se tornar um Jihad. Os amigos também ouviram o rapaz chamar Morsi de infiel, a quem anteriormente costumava apoiar.O jovem, que não tem concedido entrevistas, mostrou saber que da repercussão da sua transformação em uma postagem em uma rede social, e agradeceu à imprensa por ajudar, mesmo que involuntariamente, a mobilizar a população em prol da sua causa islâmica.
Islam Yaken aparece nas imagens com visual totalmente transformado. (Foto: Reprodução / Twiitter) |
Foto de Yaken antes de se transformar em um Jihadista. (Foto: Reprodução / Facebook) |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade