Após a polêmica em que a Dove, empresa da holandesa Unilever, usa uma modelo negra e outra branca e parece associar limpeza à pele branca, uma carta foi escrita por Lola Ogunyemi, modelo negra do comercial, para mostrar repúdio.
Na carta, a nigeriana diz que se e soubesse que seria interpretada pelo público como inferior, teria sido a primeira a dizer 'não' ao trabalho. Confira aqui a carta feita ao jornal l britânico "The Guardian".
Se eu tivesse a mínima noção de que eu seria retratada como inferior, ou como o 'antes' de uma edição com antes e depois, eu teria sido a primeira a dizer um enfático 'não'", escreveu no jornal Lola Ogunyemi, que é de origem nigeriana. "Isso vai contra tudo o que eu acredito".
No vídeo de três segundos, uma mulher negra retira a camiseta e revela uma mulher branca por baixo. Ela remove a segunda a camiseta e revela uma terceira mulher por baixo.
O vídeo transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos foi ocultado depois de receber milhares de críticas.
'A propaganda insinua que pessoas de pele branca são limpas e puras, e pessoas de pele negra podem conseguir também usando a loção Dove', escreveu um internauta.
A hastag #BoycottDove, que pedia boicote aos produtos Dove e Unilever foi amplamente compartilhada no Twitter.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!