A adolescente Leah Hardcastle, de 14, tem um distúrbio que faz com que seu braço direito cresça desproporcionalmente e sem parar. O transtorno é chamado de overgrowth (supercrescimento segmentar) e faz com que o braço da jovem se desenvolva continuamente em um ritno anormal desde seu nascimento.
Para reduzir o tamanho do membro, a adolescente já teve que se submeter a mais de 30 cirurgias. "Após cada operação, o braço fica bom por alguns meses e, depois, volta a crescer muito rápido ou aos poucos", disse ela ao programa Incredible Medicine: Dr Weston's Casebook ("Medicina Incrível: o Livro de Casos do Dr. Weston"), da BBC.
Uma equipe de cientistas da Universidade Cambridge, nos Estados Unidos, tenta entender porque apenas o braço direito da jovem cresce. Robert Semple, líder do estudo, acredita que a condição de Leah tenha origem na etapa inicial do seu desenvolvimnto embrionário.
"Todos começamos a vida como um óvulo fecundado. Nesse óvulo se produz uma mistura dos genes da mãe e do pai, gerando o bloco genético que depois será transferido para todas as células de nosso corpo na idade adulta. Então, nesta fase, uma célula se torna duas, depois, quatro e assim por diante"
No caso de Leah, as células que se transformaram no seu braço esquerdo tinham uma mutação em um dos genes, o que fez com que essa parte do seu corpo se desenvolvesse de forma anormal.
A nova tentativa para a jovem são testes com uma droga usada no combate ao câncer. No entanto, neste primeiro momento, o tratamento não gerou qualquer alteração.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade