Comemorando 45 anos de história e tradição, o Afoxé Filhas de Gandhy marcou presença no programa Fuzuê da Bahia FM, desta terça-feira (30). Primeiro bloco de mulheres afoxé da Bahia, o grupo fundado em 1979 se prepara para desfilar em dois circuitos do carnaval de Salvador.
Em entrevista ao Mundo Bahia FM, Silvana Magda, coodenadora do bloco, falou da expectativa para a festa: "Serão dois dias de carnaval. Começando pelo esquenta na porta da nossa sede, no Pelourinho, no Centro Histórico, no sábado (10). Cinquenta percussionistas estarão no circuito Batatinha. Na segunda-feira, será total sucesso, pois vamos para o circuito Dodô (Barra/Ondina) com toda força".
Leia também:
O bloco entra nos circuitos levando diversidade cultural, empoderamento feminino e respeito às tradições ancestrais, sob o tema 'Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado'. "A gente está fazendo uma salvação às mulheres de terreiros que trazem com elas todo segredo da vida. É uma referência ao que elas representam por ter preservado uma tradição secular".
Para Vanessa, que pela terceira vez será a voz do grupo que reúne mulheres dos mais diversos seguimentos sociais, o aprendizado é constante. "Tenho aprendido muito durantes esses anos. Elas me ajudam muito e eu aprendo todos os dias. Sou mãe, e no grupo existem mulheres que vivenciaram diferentes situações".
Com adereços e turbantes, elementos específicos da categoria Afoxé, as Filhas de Gandhy vão levar brilho, beleza e o saudoso perfume de alfazema a maior festa de rua mundo.