Nascido em Feira
de Santana, Daniel Lira, 42 anos, vem fazendo sucesso com o seu empreendimento.
O administrador
de empresas e agronegócios é o convidado deste
sábado (27) do quadro "Veio da periferia", do Atitude (88,7 FM).
“Nasci em Feira de Santana e cresci em Santo Amaro. Aos 16 anos fui estudar na cidade de Catu, onde me formei técnico em agropecuária e me especializei em agroindústria. Ao concluir o ensino médio vim para Salvador, onde fiz administração de empresas e agronegócio e sempre acreditei que deveria seguir nessa área técnica.”
Leia também:
Daniel atuou por mais de 10 anos nas áreas de licitações públicas e posteriormente com elaboração de projetos para captação de recursos em diversas áreas. Atuou também com Assistência Técnica e Extensão Rural em comunidades tradicionais e originárias.
O administrador conta que durante muitos anos lutou para esconder o seu lado poético por conta de um machismo enraizado desde a infância. “Na verdade, minhas escritas começaram na época do colégio, mas os colegas diziam que poesia não era coisa de homem, então eu pegava o meu caderno e guardava. Comecei a querer me comparar aos outros, dizer não, e isso realmente não é para mim.”
Com as mudanças políticas e sociais ao longo dos últimos anos, Daniel teve que se reinventar e lutar contra o preconceito. Foi aí que criou o Preto Fala de Amor – Estampas, com inspiração em poesias. O negócio já nasceu a partir das recentes reflexões sobre masculinidades.
Após a criação do projeto,
Daniel assumiu o cargo de vice-presidente da Rede Brasil Afroempreendedor, onde
contribuiu com a estruturação da organização e foi responsável pela criação do
Programa Nacional de Mentoria Reafro – MentPreta. Desde então, vem participando
de diversos processos de aceleração de startups em estados como Maranhão,
Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia.
A empresa, com cerca de 5 anos de existência, abriu sua primeira loja no início de 2023. O Espaço Conceito Preto Fala de Amor se configura como uma loja colaborativa e estão previstos o lançamento de um livro e a inauguração de uma cafeteria no próximo semestre.