O último dia do Fuzuê Junino foi dominado pela energia contagiante de Junior Bomfim, cantor da banda Cangaia de Jegue. O programa da Bahia FM 88,7 foi transmitido ao vivo do Salvador Norte Shopping, nesta sexta-feira (14).
Com o astral no alto, Junior dançou com o público, cantou sucessos da banda e fechou o dia no touro mecânico, instalado no espaço.
Leia também:
A banda é conhecida por hits que marcam presença em festas de São João como "Jeito Carinhoso", "Bolo Doido" e "Ai se eu te pego", música que também foi lançada por Michel Teló.
Durante o programa, o artista aproveitou para cantar a "Vem São João", composta pelo Júnior Bomfim.
"Eu escrevi ela há um tempo e não gravei, mas esse ano eu pensei a gente tá precisando, o clima é esse, as pessoas querem o São João."
Segundo ele, a música coloca a época junina como se fosse uma pessoa trazendo todos os elementos e animação do tradicional festejo.
"A música é o personagem, o grito de alegria que São João chegou. Ele é o personagem São João que chega e fala 'É São João meu povo vamos curtir' é dá início a festa", completou o cantor.
Cangaia de Jegue nasceu em república
Quando Junior ainda estava no início da faculdade de educação física em Jequié, no sul da Bahia, ele e os amigos queriam fazer uma festa universitária, então tiveram a ideia de montar uma banda para se apresentar na festa, porque "geralmente não tinham bandas em festas, era só com som mesmo", e então Cangaia de Jegue nasceu.
"Eu gostava muito de dançar forró e tocar, mas tocava brincando o triângulo e a zabumba. Eu e um colega meu, de república, iamos fazer uma festa e pensamos em falar que ia ter uma banda que o pessoal vai aparecer. A gente fez isso, deu certo, o pessoal adorou e começaram a pedir outras festas com a banda", contou.
Ideia do nome
A banda atrai a leveza da risada já no nome: Cangaia de Jegue, "é jocoso, engraçado e remete muito ao nordeste", disse Junior.
O cantor explicou como foi que surgiu a ideia do nome. Ele morava em uma república com sete homens e, em meio a bagunça e brincadeira, se apelidavam de "jegue".
"A gente fazia campeonato de videogame e quando alguém perdia gritavamos 'oh seu jegue', brincavamos tanto assim que foi parar no ambiente Universitário, aí as pessoas falavam 'a festa é aonde? Lá na República dos jegues', então pegou o apelido a gente botou."
O cantou ressaltou ainda o significado do animal, "jegue é um animal guerreiro que aguenta firme um peso que a gente não imagina que ele aguente".
O cantor, que envolve todos na dança ao longo das apresentações, se emociona ao falar o orgulho que tem de fazer parte do grupo de amigos.
"Eu tenho muito orgulho da história da Cangaia, porque sempre foi uma brincadeira, por mais sério que seja o um trabalho, que emprega pessoas e sustenta famílias, sempre foi levado no sonho, a gente sempre se abraçava e se apoiava."