O período do São João já passou, mas os vestígios do festejo seguem aparecendo pela Bahia. Após a realização de grandes festas em Salvador e no interior do estado, os números de casos de pessoas infectadas com covid-19 cresceram de forma surpreendente.
Na cidade de Santo Antônio de Jesus, por exemplo, cerca de 50% das pessoas que estão fazendo a testagem após o festejo estão positivando para a doença. No entanto, o Secretário de Saúde do Município, Leonel Cafezeiro, reforça que não foram registrados casos graves de Covid na cidade.
Leia também:
“Nesses três últimos dias, nós tivemos 332 casos positivos. Estamos testando amplamente. Só ontem, testamos 361 pessoas e dessas 162 foram positivos, então é algo em torno de 50%. Mas até agora nenhum grave, nenhum precisou de assistência hospitalar. Após a testagem positiva, nós recomendamos que a pessoa se mantenha isolada para que não contamine outras pessoas”, ponderou.
A mesma situação acontece com a cidade de Cruz das Almas, onde houve um aumento de aproximadamente 1.400% nos casos. Com apenas três casos ativos no início de junho, o número saltou para 47 no dia 28. A secretária de saúde do município, Kaliane Ferreira, destaca que a procura pela testagem de covid aumentou consideravelmente.
“No meio de junho a gente já começou a apresentar aumento nos casos de Covid-19. Após a festa [de São João], a procura aumentou e abrimos o centro de testagem para Covid e a procura intensificou", disse.
O técnico da vigilância epidemiológica da Bahia, Ramon Saavedra, reforça que a Secretaria de Saúde do estado vem monitorando com atenção essa crescente no número de casos.
"Desde antes do São João, desde o final de maio, a gente percebe que a curva epidêmica de Covid-19 na Bahia está em uma discreta ascensão. Por causa disso, a secretaria de Saúde do estado já vem montando uma estratégia com todas as secretarias municipais no sentido de manter-se em alerta e intensificar a vacinação".
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.