No mês das mulheres, a coluna Papo de Saúde do Fala Bahia já falou sobre a importância da mamografia e agora trata da endometriose, uma doença autoimune que atinge pelo menos 10% da população feminina no Brasil.

O convidado da semana foi o médico especialista Jorge Valente, que explicou um pouco mais das causas, sintomas e tratamentos da endometriose.
Leia também:
Como reconhecer a endometriose?
De acordo com o especialista, os sintomas mais comuns da doença são "padrão menstrual diferente da normalidade, com maior sangramento, com maior dor, com maior fluxo".
Ele também aponta que a endometriose, normalmente, atinge mulheres entre 25 e 30 anos e pode levar à infertilidade.
Dr. Jorge Valente também aponta os seguintes sintomas como sinais importantes para procurar um médico ginecologista:
- dor pélvica crônica;
- muita cólica menstrual;
- dor na relação;
- dor para evacuação;
- fluxo acentuado;
- TPM forte.
Como funciona o tratamento da endometriose?
Segundo o médico especialista, o tratamento da doença, que é inflamatória, é o bloqueio do ciclo menstrual da paciente. "É feito o bloqueio da ovulação para impedir o avanço da doença, dos focos de endometriose e com isso preservar o futuro reprodutivo dessa paciente", explicou.

O médico ginecologista ainda aconselha a atenção redobrada em relação à alimentação e "bons níveis de vitamina D, e uso de antioxidantes específicos como cúrcuma, ômega 3 e resveratrol", que funcionam como controladores naturais da doença.