Uma crise no transporte intermunicipal de Salvador foi revelada após as empresas Avanço Transportes e Costa Verde, responsáveis por 12 linhas de ônibus da grande Salvador, anunciarem que vão suspender as atividades. Este foi o destaque do Fala Bahia desta quinta-feira (11).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Metropolitano, cerca de 1.500 trabalhadores já estão cumprindo aviso prévio. O sindicato disse também que mais de 2 milhões de passageiros são atendidos nessas linhas que atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas.
Leia também:
A região metropolitana de Salvador contava com 11 empresas de transporte na região. Durante a pandemia da covid-19, 4 das empresas de transporte intermunicipal suspenderam as atividades por problemas financeiros.
Este ano, com a decisão da Avanço Transporte e Costa Verde, a RMS corre o risco de perder mais duas empresas que alegam, entre outras coisas, dificuldade financeira.
Resposta do Ministério Público
Na tarde desta quinta-feira (11) o Ministério Público Estadual disse, em nota, que tomou conhecimento sobre a suspensão unilateral das linhas do transporte metropolitano na quarta (10) e marcou uma reunião com os órgãos públicos envolvidos para o dia 18 de abril para esclarecer a situação.
Enquanto não acontece a reunião, o MP recomendou às empresas de transporte que “não suspendam, interrompam, cancelem ou alterem itinerários das linhas do transporte público metropolitano, via ônibus, unilateralmente (sem deliberação da Agerba), sob pena de responsabilização”
A Prefeitura de Salvador também foi alertada pelo Ministério Público que “não deverá requerer à Agerba novos cancelamentos, suspensões, ou alterações de rotas dos ônibus do transporte metropolitano para as quais não exista consenso técnico interinstitucional, até que seja encontrada solução”, segundo nota.
Veja o Fala Bahia desta quinta-feira (11)
O Fala Bahia é transmitido ao vivo na Bahia FM 88.7, no Youtube e no instagram do iBahia, de segunda à sexta a partir das 18h.