A tradicional Lavagem do Bonfim está de volta neste ano e terá uma programação com 10 dias de festividades. Segundo o reitor da basílica santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, Padre Edson Menezes da silva, as atividades especiais já começam a partir de hoje.
“Será realizada pela segunda vez a procissão marítima, a última vez foi no dia vinte, melhor dizendo, no ano de dois mil e vinte e eu espero que seja uma procissão muito bonita, que tenhamos muitas embarcações. Temos duas lanchas, além da lancha que vai conduzir a imagem, onde serão celebradas missas e eu espero que seja um momento assim muito marcante não é no contexto de toda a programação. Sairemos daqui às 7hrs da manhã da igreja esperamos embarcar em torno de 8hrs ali na Ponta do Humaitá depois seguiremos até a rampa do mercado onde descerá a imagem e será levada para a igreja da conceição da praia. Sairemos às 7hrs da manhã conduzindo a imagem do Senhor do Bonfim até aqui a basílica santuário. E encerraremos toda a programação no dia 15 que é o dia maior da festa. Serão celebradas algumas missas nos seguintes horários. 05, 06, 07:30, 09 e 10:30 a missa solene presidida por dom Sérgio nosso Cardeal acontece às 16hrs com a procissão dos três pedidos saindo da igreja dos mares”, explica o reitor
Leia também:
Para garantir o acesso e a circulação de quem vai participar dos festejos, o Elevador Lacerda, o plano inclinado e o transporte vão funcionar em esquema especial. Além disso, vão ser feitas alterações nos horários das linhas de ônibus, como explica o coordenador de fiscalização da Semob, Rogério Baraúna.
“Então iniciaremos a operação às cinco da manhã, onde teremos o Elevador Lacerda e o plano inclinado gonçalves funcionando de 07 da manhã às 22 da noite gratuitamente e os outros assessores como o plano inclinado do pilar e o da liberdade vão funcionar só que em horário diferenciado de 8 da manhã às 5 da tarde. Na operação de transporte teremos a ativação a partir das 6 horas da manhã e as linhas serão estendidas até meia noite onde dezoito linhas para diversos pontos da cidade vão ser implantadas nessa operação assistindo aí os principais bairros de salvador pois vamos contar com uma interdição em toda aquela área ali do comércio parte de acesso ali de caminho de areia que dá acesso à Igreja do Bonfim”, explica.
A Transalvador também montou uma operação especial de trânsito para o entorno da festa. De hoje até o próximo domingo, mais de 90 barreiras vão ser instaladas e 250 agentes de trânsito vão atuar no esquema montado pela autarquia. No dia da lavagem, a interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa ocorre a partir das 06 da manhã. Além disso, o trecho da praça Irmã Dulce até a avenida engenheiro Oscar Pontes, passando pela rua barão de cotegipe, terá sentido duplo de tráfego. A partir da zero hora de amanhã, vai ser proibida a circulação e estacionamento de veículos em diversas vias nos bairros do Comércio e Bonfim.
Já a Internacional Travessias informou que o funcionamento do ferry-boat será normal no dia da lavagem, com saídas regulares de acordo com a demanda. Uma via exclusiva vai estar disponível para o acesso de veículos ao terminal de São Joaquim: quem sair do Túnel Américo Simas vai poder pegar um desvio na rua Estado de Israel, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes.
Leia mais sobre Fala Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: