Cerca de 2,5 milhões de baianos não foram às urnas no primeiro turno das eleições deste ano. Esse número representa cerca de 22% dos 11 milhões e 200 mil eleitores que estavam aptos para votar.
O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Jaime Barreiros, explica que os ausentes precisam regularizar a situação com o órgão eleitoral.
Leia também:
"Essas pessoas terão que justificar a ausência, é o que estabelece a lei. Terão 60 dias para apresentar essa justificativa. Justificativa sendo aceita pela Justiça Eleitoral, como acontece na grande maioria das vezes, a pessoa ficará quite com a Justiça Eleitoral", explicou.
Jaime Barreiros reforça ainda, que os ausentes nas eleições do primeiro turno podem exercer o direito ao voto no segundo turno, que esse ano acontece no dia 30 de outubro.
"Então, ainda dentro do prazo para justificativa do primeiro turno, não tem nenhuma interferência a ausência no primeiro turno, na possibilidade do eleitor votar no segundo turno. São situações diferentes, ninguém tem o título cancelado porque deixou de votar no primeiro turno. Os mesmo os eleitores habilitados para o primeiro turno, estarão habilitados para o segundo turno.
Os ausentes no primeiro turno podem justificar a falta nas eleições por meio do aplicativo e-Título ou do site justifica.tse.jus.br, onde é possível anexar o documento comprobatório que motivou a ausência. Ouça:
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: