Um ônibus foi incendiado e outro foi apedrejado por bandidos na manhã da última sexta, na entrada do bairro de Sussuarana, aqui em Salvador.
De acordo com moradores, o incêndio aconteceu após um arrastão contra passageiros que estavam no ponto de ônibus. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para apagar as chamas.
Leia também:
Fabrizzio Müller, secretário de Mobilidade, afirma que o caso não é isolado, e que muitas outras ocorrências semelhantes foram registradas na mesma região.
"Veja que esse não é um fato isolado: Só em Sussuarana, só esse ano, nós tivemos três ônibus totalmente incendiados, exatamente iguais ao de hoje. Na mesma localidade, queimados da mesma forma. Então é algo que tem chamado muito a nossa atenção, nós já comunicamos às autoridades policiais desde o primeiro fato, porque isso não é simplesmente um ato de vandalismo. É um ato criminoso, orquestrado e organizado", afirmou.
O secretário também comentou sobre as consequências que os atos criminosos causam para a população. "Um ônibus novo hoje, ele custa em torno de R$ 780 mil. Claro que os prejuízos financeiros são relevantes, sobretudo porque isso aumenta o custo do serviço, (...) e isso é sustentado pela tarifa. Mas isso não é a nossa prioridade, a prioridade são as vidas que podem ser perdidas", declarou Fabrizzio.
De acordo com a SEMOB, no primeiro semestre de 2023, foi registrado um aumento de 35% no número de ocorrências do tipo em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 303 situações contra 224 em 2022.
Em nota, a Polícia Civil da Bahia afirmou que está investigando o incêndio, e que diligências estão sendo realizadas com o objetivo de localizar os autores.
A Secretaria de Segurança Pública do estado, por sua vez, afirma que intensificou o policiamento com equipes da Rondesp/Central e da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar, e que equipes do Batalhão Gêmeos fazem buscas em conjunto com a Polícia Civil.