Com o início na semana passada, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite vem tendo uma baixa adesão em Salvador. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, menos de 2% do publico alvo foi atingido.
A meta é vacinar cerca de 152.000 mil crianças na capital baiana, o que inclui menores de 5 anos de idade. A coordenadora de imunização do município, Doiane Lemos, ressalta a importância dos pais levarem os filhos às unidades de saúde.
Leia também:
"A gente sabe que a doença poliomielite é ocasionada por um vírus que tem um potencial de causar sequelas motoras nas pessoas que sao contaminadas. E com isso, é uma sequela que essa pessoa leva para avida toda. Há mais de 30 anos, nós não temos casos de poliomielite no Brasil e é graças as altas coberturas vacinas. Em relação a campanha de polio, cerca de 5.00 crianças receberam a vacina", explicou.
Além da vacinação de poliomielite, está ocorrendo simultaneamente a campanha de multivacinação para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos.
Doiane Lemos destaca que esse é um ótimo momento para regularização da imunização dos menos e ainda reforça que neste sábado a capital baiana vai ter o dia D de imunização contra a polio e a multivacinação.
"A gente checa se essa criança ou adolescente precisa inciar algum esquema de vacinação, completar, fazer algum reforço. Se esse adolescente recebeu a vacina de HPV, recebeu as doses de AWY contra a meniginte, e é um momento na unidade de saúde de sair com sua situação vacinal atualizada", conta a coordenadora.
Ela complementa informando que neste sábado (20), vai ocorrer na cidade mais uma campanha do dia D, em 125 pontos de vacinação.
A lista completa com os pontos de vacinação está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: