A Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresentou ontem o balanço das atividades das polícias militar, civil e técnica, além do Corpo de Bombeiros, nos primeiros 6 meses deste ano. A SSP destacou a redução de 4,5% nas mortes violentas no estado.
Em entrevista ao "Bahia Meio Dia", da TV Bahia, o secretário Marcelo Werner, que apresentou os dados em uma coletiva de imprensa realizada no Centro de Operações e Inteligência, comentou a atuação da polícia no primeiro semestre.
Leia também:
"Eu costumo dizer que a gente tem trabalho a solução dos "três Is": Integração, investimento e inteligência. Em relação à integração, a gente vem trabalhando fortemente com integração entre as forças de segurança, não só entre as quatro forças mas também através de vocês, meios de comunicação, que nos reportam diversas ocorrências, e da comunidade, o disque 181, que vem contribuindo muito com as nossas ações", relatou Werner.
O secretário também foi questionado a respeito do investimento na polícia civil e das operações realizadas pela instituição, que foi alvo de denúncias de sucateamento por parte do Sindicato de Policiais civis nos últimos anos.
"Eu sou oriundo da Polícia Federal, que é uma polícia judiciária civil, então entendo a importância do fortalecimento da investigação policial para que a gente possa chegar a identificar autores de delitos. Então a gente tem feito investimentos nisso, não só na melhora da rede física, e nós já entregamos algumas unidades novas (...) muita modernização, a criação de alguns departamentos importantes (...), concurso em andamento", afirmou o secretário.
Além da queda nas mortes violentas, a SSP também ressaltou o aumento na apreensão de fuzis em relação ao ano passado. No primeiro semestre, foram localizadas 36 armas do tipo.