O forró é o ritmo oficial dos festejos juninos e é considerado manifestação cultural nacional desde 2023. Apesar de ser um ritmo democrático que envolve todas as idades, não há estudos aprofundados sobre a introdução das mulheres no forró, que ainda é um gênero musical "masculinizado desde sua origem", segundo a historiadora Ciran Cardoso.
O forró engloba diversos ritmos musicais como o baião, o xote, o xaxado e o arrastapé. Já o maracatu, que poucos associam com o forró, também integra o gênero, com influências e marcações rítmicas.
Leia também:
Quando voltamos o olhar para a origem do ritmo, as pesquisas indicam que ele surgiu em Pernambuco e ganhou o mundo através de Luiz Gonzaga, seguindo influências europeias, indígenas e afro-brasileiras.
O forró passou por desdobramentos ao longo da história. Após o pé de serra tradicional, de Luiz Gonzaga, novos grupos surgiram com o forró universitário, como Falamansa, seguido pelo eletrônico, nos anos 90, com Mastruz com Leite, banda Magníficos e Cavalo de Pau.
“A década de 90 foi um divisor de água para a história do forró, que foi quando surgiu o eletrônico e os empresários começaram a patrocinar uma série de bandas e dominaram os espaços das rádios, dificultando a visibilidade para artistas do forró tradicional. Isso reflete até hoje. Por isso, o forró tradicional é resistência e ter mulheres no forró é uma resistência maior ainda”, destacou Ciran.
Luiz Gonzaga e as mulheres no forró
As primeiras notícias registradas do forró se entrelaçam com a história de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião foi responsável por difundir o gênero pelo Brasil e trazer a valorização do ritmo guiado pela sanfona ao apadrinhar outros artistas.
Após o sucesso de Luiz Gonzaga, outros artistas conseguiram ganhar destaque com a ajuda do sanfoneiro, como foi o caso das primeiras mulheres reconhecidas no gênero: Carmélia Alves, nomeada "Rainha do Baião" pelo próprio Luiz Gonzaga, e Marinês, conhecida como rainha do xaxado e que gravou mais de 40 discos.
Forró 'for all' ou forrobodó?
Existem teorias sobre a origem do nome "forró", uma delas é que os europeus faziam as festas populares abertas ao público e anunciavam que seria "for all", termo em inglês que significa "para todos", no entanto, a historiadora Ciran Cardoso explicou que não passa de um mito.
Apesar da coincidência com a sonoridade dos nomes "forró" e "for all", a origem vem de "forrobodó", "influenciado pela cultura popular e cultura negra, que refletem no gênero até pelos instrumentos utilizados", explicou.