Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Lado B

Além do RPM: confira cinco músicas com participação de Luiz Schiavon

Tecladista e compositor esteve presente em um dos álbuns mais marcantes de Ney Matogrosso

Julli Rodrigues • 15/06/2023 às 12:05 • Atualizada em 03/08/2023 às 18:26 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

				
					Além do RPM: confira cinco músicas com participação de Luiz Schiavon
Divulgação

O tecladista e compositor Luiz Schiavon, falecido nesta quinta-feira (15) aos 64 anos, ganhou reconhecimento como fundador do grupo RPM, ao lado do baixista e vocalista Paulo Ricardo, do guitarrista Fernando Deluqui e do baterista Paulo "P.A." Pagni. Os maiores hits da banda de rock, como "Olhar 43" e "Louras Geladas", levam a assinatura do músico.

A trajetória de Schiavon, entretanto, também é marcada por produções e participações em trabalhos de outros artistas. O Mundo GFM listou algumas dessas gravações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Confira:

Participação no álbum "Bugre", de Ney Matogrosso (1986)

As relações entre a banda RPM e o cantor Ney Matogrosso se estreitaram em 1986. O artista dirigiu o lendário show "Rádio Pirata Ao Vivo", enquanto o grupo fez os arranjos e tocou em duas faixas do álbum "Bugre", lançado por Ney no mesmo ano, que alcançou grande sucesso com a regravação de "Balada do Louco" (Rita Lee/Arnaldo Dias Baptista). São elas: "Vertigem", parceria do RPM com o cantor; e "Povo do Ar", de Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix.

Vertigem

Povo do Ar

Produção e participação no compacto "Mundo Cão", da banda Telex (1986)

Uma das primeiras produções de Schiavon foi esse compacto, lançado pela CBS, mesma gravadora do RPM. A efêmera banda Telex era formada pelos músicos Oswaldo Gennari (ex-Patrulha do Espaço) no baixo, Leonardo Giordano na bateria, Mauricio Pedrosa nos teclados e vocais e Tadeu Patolla na guitarra. Na faixa-título do disco, "Mundo Cão", Schiavon aparece como tecladista.

Participação no álbum "Remota Batucada", de May East (1985)

Schiavon é o responsável pelos teclados em duas faixas do álbum de estreia da ex-integrante da banda Gang 90: "Índio" e "Fire In The Jungle", parcerias dela com Fernando Deluqui, guitarrista do RPM. O próprio Deluqui participa das duas gravações, e o resultado é uma sonoridade próxima daquela que virou marca da banda. Além da participação em "Remota Batucada", Schiavon ainda fez a produção de "Tabaporã", segundo trabalho da artista.

Índio

Fire In The Jungle

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM