Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Aniversário

Astrud, 83 anos: a voz baiana da Garota de Ipanema

Cantora é um dos ícones do jazz e da bossa nova, com sucesso internacional

Paulo Cézar Gomes • 29/03/2023 às 19:28 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

				
					Astrud, 83 anos: a voz baiana da Garota de Ipanema
Divulgação

Uma das músicas mais tocadas em todos os tempos no mundo é a brasileiríssima “Garota de Ipanema”, fruto da mágica parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Ela é considerada o hino da Bossa Nova. Além da melodia e letra primorosas, uma belíssima voz a imortalizou. A voz de uma soteropolitana, que por uma feliz coincidência faz aniversário no mesmo dia que a nossa cidade, 29 de março.

Astrud Evangelina Weinert, filha de mãe brasileira e pai alemão, se tornou uma grande cantora de jazz e bossa nova com grande sucesso internacional. Aos sete anos de idade, foi morar no Rio de Janeiro, onde mais tarde se tornou amiga de Nara Leão. A futura musa da Bossa Nova a apresentou a outro baiano, o juazeirense João Gilberto, com quem namorou e depois casou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Subiu ao palco pela primeira vez em 1960, no Rio de Janeiro, e três anos depois estava nos Estados Unidos com o marido João. Participou do disco dele, o antológico Getz/Gilberto, com o saxofonista Stan Getz e os arranjos do “maestro soberano” Tom Jobim. Pela performance de "The Girl From Ipanema", concorreu ao Grammy em 1964, sendo vencedora na categoria Gravação do Ano.

Astrud, mãe da cantora Bebel Gilberto, se consagrou nos Estados Unidos, onde teve 18 discos gravados entre 1964 e 2003. A artista mora lá até hoje e completa, neste 29 de março de 2023, 83 anos de idade.

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM