O histórico Bar do Batatinha, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador, recebe no dia 17 agosto um espetáculo em homenagem a Chico Buarque, músico, poeta, romancista, dramaturgo e ator que completou 80 anos em 2024. A apresentação contará com música, reflexões e protesto.
Na música, os responsáveis pela homenagem serão Roberval Santos, Pedrão Abib & Samba da Democracia, que vão fazer uma apresentação com o repertório composto apenas com canções de Chico.
Leia também:
As reflexões serão feitas por Diva Santana, diretora do Grupo Tortura Nunca Mais-BA e conselheira do CEMDP - Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Ela vai falar sobre o Direito à Verdade e à Memória. Jailton Andrade (sindicalista e ativista de direitos humanos) e Camila Oliver (Doutora em Comunicação e Semiótica - PUC/SP e Professora da UNEB), também vão conversar sobre a vida e obra de Chico.
Os ingressos para o espetáculo custam R$20.
Chico Buarque completou 80 anos em junho
Chico Buarque completou 80 anos no último dia 19 de junho e segue como uma referência da música popular brasileira (MPB). Em homenagem ao cantor e compositor, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento das músicas de Chico Buarque mais tocadas nos últimos cinco anos.
A pesquisa abrange diversos segmentos onde a música foi veiculada nos últimos anos, como Rádio, eventos, festas de carnaval e juninas, shows e música ao vivo.
A música que chegou em primeiro lugar, foi "Iolanda", lançada nos anos 80, seguida pelas canções "A banda" e "João e Maria".
"Iolanda" foi cantada por Chico junto com Pablo Milanés em 1983, no Rio de Janeiro, e ainda ganhou uma regravação, no ano seguinte, em um dueto com Simone.