A cantora e compositora da nova geração do MPB, Luedji Luna, completa 37 anos de idade neste sábado (25). Em entrevista ao iBahia, a artista falou as inspirações para o novo álbum e dos desafios e conquistas da carreira, que iniciou após um videoclipe viralizar na internet.
Luedji nasceu em Salvador e, aos 25 anos, começou a estudar música colecionando apresentações em recitais de escola, teatros tradicionais da cidade e em praças do Pelourinho. Até que, dois anos depois, ela decidiu se mudar para São Paulo para seguir o sonho de ser cantora.
Leia também:
"Cantar era a minha brincadeira predileta, mas ficava muito nesse lugar do sonho mesmo, literalmente. Nunca me pensei cantora, nunca pensei que fosse possível. Aí com 25 anos, eu tive uma epifania e decidi que era a música o meu destino.”
Um lugar no mundo
A artista soteropolitana contou que o momento mais marcante da carreira foi o lançamento do primeiro álbum “Um Corpo no Mundo”, em 2017, e que a colocou no mapa da indústria musical depois do viral na web.
“Eu lancei o single com um clipe, esse clipe viralizou na internet, que foi o clipe de 'Um Corpo no Mundo' e um ano depois deu origem ao meu primeiro disco com o mesmo nome. Então, acho que o grande portal, o grande marco na minha carreira, foi 'Um Corpo no Mundo' clipe e single.”
Desde o início da carreira, as músicas de Luedji conquistaram os corações internacionais. Apesar de não ser o foco principal, a cantora se emociona com a expansão da carreira no exterior e reflete sobre as composições.
“Acho que desde o primeiro disco 'Um Corpo no Mundo' que eu buscava o meu lugar no mundo. Todo o disco é sobre esse debate: qual é o lugar desse corpo negro no mundo, então, desde 'Um Corpo No Mundo, minha música foi super bem recebida pela crítica internacional, a europeia principalmente.”
O primeiro disco de Luedji "já nasce querendo conversar com o mundo". Ou seja, ele veio com a parceria do produtor musical sueco, Sebastian Notini; de uma baixista de Cuba, de um guitarrista do Quênia e de um violinista que é filho de imigrantes com angoleses.
O disco lançou a cantora também para uma turnê na Europa e na África.
"A primeira vez que eu pisei na África foi para fazer um show no Quênia. Então é algo que está na minha trajetória desde o fundamento, desde que surgi no Brasil como cantora, a minha música simplesmente foi.”
Além das turnês, a artista foi indicada, em 2021, para o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o álbum Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água.
Luedji cantora X Luedji mãe
Luedji teve o primeiro filho, Dayo, no período de isolamento da pandemia da Covid-19 e pôde se dedicar inteiramente à maternidade. Ela é grata pela oportunidade e absorve as adversidades como aprendizado.
“A maternidade ela pôde ser vivida com plenitude porque eu deixei de viajar e estar fazendo show para viver exclusivamente a maternidade, nesse sentido foi bom. Já hoje, com a abertura de tudo, com o retorno dos shows, com a normalidade, agora sim tem sido um aprendizado do que é ser cantora e mãe ao mesmo tempo, de conciliar essas duas mulheres.”
O filho de 3 anos ganhou uma música no primeiro aniversário chamada Ameixa, que revela, nos versos, o aprendizado constante de ser mãe, principalmente no universo da arte.
“Tem sido um aprendizado grande de concessão, de saber manejar melhor o tempo, que é caro e precioso e é uma coisa que a gente não tem quando a gente canta e quando a gente viaja muito né, então tem sido um jogo de xadrez assim e tem dado certo, a gente vai encontrando um jeito de maternar.”
‘Desejo’ é tema do novo álbum
Ainda seguindo a linha de buscar um lugar no mundo em todas as composições, a cantora revelou que o próximo projeto vai focar no tema "desejo, um mergulho sobre o desejo, ainda nas águas, com esse mergulho das emoções, dos afetos e do desejo".
A cantora quer aproveitar o que tem de mais sagrado - tempo - para suas escritas e revelou ao iBahia, que esse processo já resultou em quase 15 músicas.
"É a primeira vez que eu faço um álbum assim com tempo dilatado, geralmente eu produzo e lanço no mesmo ano, que é um processo muito exaustivo. Eu tô amando [esse processo], quando eu acho que já tenho tudo sai uma música nova, que nem estava no espectro de estar no disco."
O novo álbum de Luedji Luna ainda não tem data de lançamento, mas sairá a partir de 2025.