Ser integrante de uma banda como a Blitz, um dos maiores fenômenos musicais dos anos 80 no Brasil, já era algo bem significativo na trajetória da carioca Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, que celebra 62 anos de vida nesta sexta (8). No entanto, ela quis mais.
Com o fim da banda, em 1986, a artista se dedicou a amadurecer suas ideias artísticas, recusando, inclusive, um contrato da gravadora EMI por não querer gravar um disco de covers. Decisão acertada, no fim das contas: usando samplers, baterias eletrônicas e beats dançantes, ela criou uma linguagem inédita no Brasil e revolucionou o que hoje se conhece como música pop.
Leia também:
Cantora, compositora e bailarina profissional, Fernanda Abreu fez seu primeiro trabalho como artista solo em 1987, participando do disco de estreia de Fausto Fawcett & Os Robôs Efêmeros, na faixa "Juliette". O cantor e compositor, por sinal, viria a ser uma peça-chave na sua carreira, assim como o líder dos Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, que foi um dos produtores do seu primeiro disco, "Sla Radical Dance Disco Club" (1990).
Ao trabalho de estreia, que obteve estrondoso sucesso, seguiram-se outros discos marcantes, cada um puxado por um ou mais hits. "Sla 2 Be Sample" (1992) trouxe à luz o eterno sucesso "Rio 40 Graus", além do cover de "Jorge de Capadócia", de Jorge Ben Jor.
Três anos depois, no álbum "Da Lata", as canções "Veneno da Lata" e "Garota Sangue Bom" ganharam destaque. O conceito dos trabalhos de Fernanda Abreu ia além da música: havia também um cuidado com o visual de seus discos, clipes e shows, a cargo do designer Luiz Stein, seu então marido.
No álbum "Raio X" (1997), ela fez releituras de suas próprias músicas com diversos convidados especiais. Em 2000, o disco "Entidade Urbana" trouxe um novo hit, "Baile da Pesada". Quatro anos depois, foi a vez do CD "Na Paz".
Fernanda passou 12 anos sem lançar um novo álbum de estúdio, dedicando-se apenas a projetos especiais e tendo lançado apenas um trabalho ao vivo, em 2006. O hiato só foi quebrado em 2016, com o disco "Amor Geral".
Ouça hits de Fernanda Abreu:
A Noite