O compositor e musicista baiano, Flávio Assis lançou esta semana, nas plataformas digitais, o single autoral "Benjamin Onirê", que abre os caminhos para o álbum "Luar-do-Chão", que será lançado em 15 de agosto. O videoclipe da canção também foi divulgado no YouTube, no canal do artista.
Na faixa, Flávio Assis (voz e violão nylon) tem a companhia de Antônio Porto (baixo elétrico e percussão), Cássio Calazans (guitarra elétrica) e Ricardo Braga (percussão).
Leia também:
"Benjamin Onirê", composta em 2016 sob encomenda para o filme Corpo Quilombo, do diretor de cinema Léo Costa, é uma homenagem ao artista multifacetado, Benjamin de Oliveira (1870 – 1954), cuja história de vida inspira reflexões sobre as muitas formas de apagamento impostas pelo racismo à brasileira.
O disco Luar-do-Chão, autoral, é inspirado na tradição da filosofia africana, ubuntu, que compreende o tempo como trânsito, cujo princípio é a ancestralidade. O futuro seria apenas uma fábula que o Ocidente inventou para sabotar saberes, outros modos de ser e estar no mundo. A faixa que dá nome ao disco é uma referência à obra "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", do escritor moçambicano Mia Couto, cuja trama se desenrola na ilha ficcional de Luar-do-Chão.
O repertório do álbum é formado ritmos como o ijexá, o aguerê, o ilú, o coco, a capoeira, e o baião, e traz participações especiais como Tiganá Santana, Yaniel Matos, Aiace, Pastoras do Rosário, Allan Abbadia e Messias Britto.
Assista o videoclipe de Benjamim Onire: