O pesquisador urbano Louti Bahia foi o convidado do 47ª episódio do Geração GFM, videocast da GFM. Entrevistado por Thiago Mastroianni, ele relembrou histórias de locais da capital baiana e falou sobre falou sobre seu trabalho à frente do perfil "Amo a História de Salvador" nas redes sociais.
Ao falar sobre o trabalho na internet, Louti afirmou que recebe muitos pedidos de moradores da capital para encontrar imagens de locais antigos que pertenciam a familiares. "Ontem eu recebi uma mensagem assim: 'Meu pai teve uma lanchonete no Centro Histórico, chamava tal, você tem foto?'", contou.
Leia também:
O pesquisador revelou que tem mais facilidade de encontrar registros fotográficos da parte mais antiga da cidade tem do que de locais mais recentes, como Imbuí e Caminho das Árvores, e explicou o por quê. "Todas as viagens de navio que saiam, grandes expedições científicas, que vinham da Europa para a África e a Àsia passavam por Salvador (..) Então grandes fotógrafos vieram também, e nós temos fotos maravilhosas de Salvador no século 19 e início do século 20", afirmou.
Ele também relembrou a dificuldade da fotografia, quando o processo de revelação ainda não era muito avançado e os equipamentos eram caros e sensíveis: "A gente tinha que ser um clique: Junta aí, clicou e Deus ajude que a foto tenha ficado boa. Era outro mundo".
Sobre o Geração GFM:
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no Youtube.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.