Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm > geração gfm
Whatsapp Whatsapp
Geração GFM

Marcelo Pena comenta bastidores e legado do Clube da Esquina

Em entrevista a Thiago Mastroianni, músico e produtor analisou o lendário álbum lançado em 1972

Da Redação • 25/06/2023 às 20:01 • Atualizada em 26/06/2023 às 10:47 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

				
					Marcelo Pena comenta bastidores e legado do Clube da Esquina
Foto: Reprodução / Youtube

Grande admirador do movimento musical conhecido como Clube da Esquina, o músico e produtor Marcelo Pena foi o convidado da edição 57 do podcast Geração GFM, comandado por Thiago Mastroianni e veiculado na GFM 90,1 e no YouTube, neste domingo (25).

Durante o programa, Marcelo contou as histórias por trás do disco "Clube da Esquina", lançado em 1972 por Milton Nascimento e Lô Borges, que alcançou grande reconhecimento de público e crítica e firmou seu lugar entre os maiores álbuns da MPB. O músico ainda falou sobre outros artistas e grupos que tiveram o movimento como ponto de partida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O LP reuniu uma verdadeira constelação da música brasileira, com nomes como Wagner Tiso, Beto Guedes, Tavito, Toninho Horta, Robertinho Silva, Alaíde Costa e Eumir Deodato na ficha técnica. Dele fazem parte clássicos como "Nada Será Como Antes", "Paisagem da Janela" e "Tudo que você podia ser". Em comum, muitas das 25 faixas trazem a temática da "estrada" como uma possível forma de escape, em meio à ditadura militar, que teve seu período mais difícil no início dos anos 70, após o Ato Institucional Nº 5, decretado em 1968.


				
					Marcelo Pena comenta bastidores e legado do Clube da Esquina
Foto: Reprodução / Youtube


"A época que eles viviam era uma época em que, como o Márcio [Borges, um dos compositores das canções do disco] sempre relata, os estudantes foram importantíssimos para que as coisas se transformassem. Era uma época em que pouco se podia falar ou escrever, algumas canções eram alteradas para que passassem pela censura. Os festivais também foram muito importantes naquela época, acho que precisamos principalmente resgatar alguns", observa Pena.

Marcelo Pena destacou como o "grande barato" do movimento musical o fato de que todos os músicos e compositores envolvidos caminham juntos, tendo realizado diversas colaborações após o disco de 1972 e o álbum seguinte, "Clube da Esquina Nº2", de 1978. "Por trás tinha uma estrutura, tinha o Marilton Borges, o Márcio, Tavito", comenta.


				
					Marcelo Pena comenta bastidores e legado do Clube da Esquina
Foto: Reprodução / Youtube
Esquina de Minas

A paixão de Pena pelo Clube da Esquina é tamanha que ele não se limitou a apenas ouvir as canções. Durante o Geração GFM, o músico falou sobre o trabalho da banda Esquina de Minas, fundada por ele com o intuito de homenagear o movimento musical. "Esse trabalho começou no meu aniversário de 50 anos, quando juntei uma turma e fizemos um show. No outro dia, todo mundo estava dizendo para não deixar isso parar. Fizemos um EP chamado 'Esquina de Todas As Ruas', porque toda rua tem uma esquina", explicou.

Sobre o Geração GFM


Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no YouTube.

Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM GERAÇÃO GFM :

Ver mais em Geração GFM