No Geração GFM deste domingo (14), Thiago Mastroianni e Dino Neto receberam o guitarrista Nino Moura para uma conversa sobre grandes bandas de rock. O programa foi ao ar na GFM 90,1 e no YouTube. Além de analisar trabalhos de verdadeiras lendas do gênero, o músico também rememorou sua trajetória, que define como "eclética", devido ao trânsito entre diferentes estilos musicais.
"Toquei música baiana, música instrumental, participei de bandas de rock, como a Circus, então os roqueiros achavam que eu era axé e os do axé achavam que eu era roqueiro", disse Moura, que ainda citou Pepeu Gomes como uma grande influência: "Depois que vi o show 'Geração de Som', no fim dos anos 70, minha vida se transformou".
Leia também:
Embora identificado com o rock, tendo feito parte da banda Circus e criado vínculos com grandes nomes do gênero no Brasil, o guitarrista conta que o Carnaval baiano teve um papel importante na sua trajetória musical. Ele tocou com nomes como Daniela Mercury, Timbalada e Carlinhos Brown. "Profissionalmente eu fui do trio elétrico, já que ainda não existia o nome axé music. Tinha musica de trio, que era o que Dodô e Osmar faziam. Frevo, marchinhas, a gente transformava músicas que tocavam no rádio em ritmo de carnaval. Ricardo Chaves foi com quem toquei mais tempo. Muitos anos, toquei com Emanuelle Araujo também", relembrou.
Lendas do rock
Durante a conversa com Mastroianni e Neto, Moura relembrou histórias vividas com Cazuza e contou um episódio ocorrido em uma das passagens de Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, pela Bahia.
"Ele ficou hospedado no Manhattan Residence na Pituba, fui lá algumas vezes. Ele ia muito no ensaio da banda do Luciano Silva. Ele chegou em Salvador com uma bermuda, um tênis e um saco de supermercado. Luciano chegou no aeroporto pra buscar ele com uma van, achando que ele vinha cheio de bagagem, de equipamento... ele perguntou 'cadê sua bagagem?', o Jimmy mostrou o cartão American Express ilimitado", relembrou, acrescentando: "Ele dizia 'por favor, não vamos falar de Led Zeppelin nem de guitarra. Vamos falar de caipirinha'".
Moura ainda ressaltou a importância da "atitude" no rock e opinou sobre guitarristas como John Frusciante, Jimi Hendrix, Keith Richards e Slash, definindo este último como "exuberante": "Mesmo com o envelhecimento, até agora não teve perda técnica nenhuma, é um virtuose".
Sobre o Geração GFM
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, todo domingo, na GFM (90,1) e no Youtube, sempre às 20h.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.