Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
ABBA, Grécia e mais

Mamma Mia! celebra 15 anos desde estreia e Mundo GFM te dá 4 motivos para assistir longa

Filme, inspirado no musical da Broadway, foi lançado em 12 de setembro de 2008 no Brasil

Victoria Dowling • 12/09/2023 às 7:00 • Atualizada em 12/09/2023 às 12:28 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

				
					Mamma Mia! celebra 15 anos desde estreia e Mundo GFM te dá 4 motivos para assistir longa
Foto: Reprodução/Universal Pictures

Cinéfilo ou não, todo mundo já ouviu falar em Mammia Mia! e da icônica trilha sonora que o acompanha. O longa-metragem completa 15 anos desde que estreou nos cinemas brasileiros para espalhar a palavra do ABBA, grupo sueco, pelo país.

Estrelado por Meryl Streep, a nossa querida Donna Sheridan, o filme foi inspirado no musical que leva o mesmo nome e começou a ser exibido em 1999 em Londres. A obra tem como base as músicas do ABBA, que marcam presença no longa com os vocais do próprio elenco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Sim, "Dancing Queen", "The Winner Takes It All" e, claro, a faixa homônima ao título do trabalho, embalam o clima europeu e ainda podem ser escutadas nas plataformas de streaming. [Ouça trilha sonora completa ao final da matéria!]

Caso você ainda não tenha assistido Mamma Mia! até o momento, o Mundo GFM te apresenta 4 motivos para fazer uma verdadeira sessão pipoca e ver o clássico, que está disponível no Prime Video.

1. ABBA

O ABBA é um fenômeno mundial e, se você ainda não sabe muito sobre o grupo, este é o seu momento.

A história da banda começou em 1966, na Suécia, quando Björn Ulvaeus conheceu Benny Andersson. Björn tocava no Hootenanny Singers, banda folk da época, e Benny estava no The Hep Stars, um grupo pop dos anos 60. Semanas depois do momento canônico, eles escreveram a primeira música juntos e, ao final da década, a parceria entre os compositores estava mais que consolidada.

Inclusive, uma curiosidade legal, mas longe de ser uma coincidência na história do ABBA, é que a banda de Björn lançou discos pelo selo Polar Music, que era de Stig Anderson e, posteriormente, se tornou o agente do ABBA - além de ter contribuído em muitas composições do grupo nos primeiros anos.

Mudaram as estações e, de repente, tudo mudou. Na primavera de 1969, a dupla dinâmica conheceu a metade da laranja que faltava para o ABBA nascer: Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, também conhecida como Frida. A música tomou conta do então quarteto, assim como o amor. Agnetha e Björn se casaram em julho de 1971, enquanto Benny e Frida - única do grupo que não é sueca, mas sim norueguesa - juntaram os trapos somente em outubro de 1978.

Antes de se tornaram o famosíssimo ABBA, eles chegaram a colaborar em várias canções. O primeiro lançamento foi em 1973, momento em que eram conhecidos como Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid. Ouça algumas das faixas que marcaram a fase inicial:

A segunda música, "Ring Ring", entrou na Melodifestivalen de 1973, um festival de música sueca, onde competiu para Eurovision Song Contest e ficou em terceiro lugar. Apesar do resultado, a faixa foi um divisor de águas para o grupo.

No ano seguinte, o quarteto participou mais uma vez do festival, só que dessa vez com "Waterloo", que os levou para a final em Brighton, na Inglaterra. A partir daí, o grupo já havia mudado o nome para ABBA, que nada mais é do que a junção das iniciais dos nomes dos artistas.

O grupo trilhou uma carreira de sucesso, mas se separou em 1982. Em 2021, 40 anos após o álbum "The Visitors", eles se reuniram para o álbum "Voyage".

Se você se sentiu quase imerso na história da banda sueca, mas não entendeu o porquê de tantas informações sobre ela quando falamos do longa metragem estrelado por Meryl Streep, das duas uma:

( ) Você nunca assistiu Mamma Mia!

( ) Você assistiu Mamma Mia!, mas não fazia ideia do quão atrelado o filme é do ABBA

Assinalou mentalmente uma das alternativas acima? Não se preocupe, aqui estão algumas outras infos que, certamente, sanarão suas dúvidas:

  • Em 1999, o musical 'Mamma Mia!', baseado nas músicas do ABBA, foi lançado em Londres e, dois anos depois, chegou à Broadway;
  • O musical passou por mais de 440 cidades no mundo inteiro;
  • O longa é inspirado no musical, que marcou a estreia de Phyllida Lloyd como diretora de cinema - que, inclusive, dirigiu a versão montada na Broadway;
  • No filme, os integrantes do ABBA Benny e Björn fizeram participações especiais: Benny aparece tocando piano em "Dancing Queen" e Björn aparece como um deus grego nos créditos finais.

*Vale destacar que o guitarrista do ABBA, Lasse Wellander, morreu no último dia 10 de abril aos 70 anos.

1. Meryl Streep, ou melhor, Donna Sheridan!


				
					Mamma Mia! celebra 15 anos desde estreia e Mundo GFM te dá 4 motivos para assistir longa
Foto: Reprodução/Universal Pictures

Ela atua, ela canta, ela dança, ela tem três estatuetas do Oscar e ela tem o povo. Meryl Streep é o momento há muito tempo e é impossível não se apaixonar - ainda mais - por ela em Mamma Mia!.

No longa, Meryl é a protagonista e interpreta Donna Sheridan, a proprietária de um hotel em Kalokairi, na Grécia, chamado 'Bella Donna'. Ela é a mãe de Sophie (Amanda Seyfried), uma jovem que está prestes a casar e convida três homens que, de acordo com o diário antigo de Donna, poderiam ser o pai dela para a pequena ilha grega.

A partir daí, não são poucos os desafios enfrentados pela personagem de Streep. Mas, evitando grandes spoilers, além dos que já foram dados nesta matéria, a entrega da atriz é perceptível além da atuação, com fortes vocais que apresentam boa parte das músicas do ABBA.

Inclusive, um dos grandes momentos do filme é o solo dela em "The Winner Takes It All", onde ela canta para Pierce Brosnan, que dá vida a Sam Carmichael:

Sim, Sam está na lista dos possíveis pais de Sophie.

3. Grécia

Se a Grécia já era um destino turístico dos sonhos de muitos, a probabilidade de Mamma Mia! ter estimulado a vontade é gigantesca. Com lindas paisagens lindas pelas ilhas do país europeu, é possível ver cenas em Skopelos.

O momento em que Sophie canta "Honey, Honey" junto às amigas mostra, logo no comecinho, as belezas da praia de Cape Amarandos e deixa em evidência o azul do mar Egeu.

Lindo, né?! O filme inteiro exibe cenas incríveis das ilhas gregas.

1. Amor, amor, amor [SPOILER ALERT]

Mesmo que Mamma Mia! seja, por muitas vezes, lembrado pelo gênero musical, ele ainda é uma comédia romântica. E como toda boa rom-com, o filme exala (e canta) amor em todas as relações - de família à amizade e do flerte ao casamento. Lá vai alguns exemplos:

  • "Slipping Through My Fingers" - Amor de mãe e filha, com Donna e Sophie
  • A icônica "Dancing Queen" - Amizade verdadeira entre Donna, Tanya e Rosie*

*Tanya é interpretada por Christine Baranski e Rosie por Julie Walters.

  • "Does Your Mother Know" - Flerte entre Tanya e Pepper*

*Pepper é interpretado por Philip Michael.

  • "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do" - Pedido de casamento de Sam e Donna

Para terminar de te convencer, caso ainda não tenha conseguido, aqui está a trilha sonora completa de Mamma Mia! para ser usufruída sem moderação:

P.S.: Em 2018, foi lançado o segundo filme da franquia, o chamado "Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo". Com o mesmo elenco do original e novas carinhas também, a obra traz muito da juventude de Donna e também está disponível no Prime Video.

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM