O cantor e compositor Marcelo Jeneci traz para Salvador nesta sexta-feira (5) o espetáculo mais recente, "Pra Sonhar". Para falar sobre a apresentação na capital baiana, a carreira e os projetos que estão por vir, o artista conversou com o Mundo GFM.
Marcelo começou a trajetória na música ainda pequeno, graças ao pai, que trabalha com reparo de instrumentos. Foi através de Manoel Jeneci que ele conheceu a sanfona e se apaixonou.
Leia também:
"Quando eu nasci, já tinha sanfona lá em casa porque meu pai é um eletrificador de sanfona, é ele quem faz a parte elétrica. Eu cresci vendo grandes sanfoneiros indo visitar ele para fazer esse trabalho, e isso foi despertando em mim um desejo de crescer e me tornar cantor, sanfoneiro", contou.
Dito e feito, foi justamente com a sanfona que ele deu início oficial à carreira musical. Seu primeiro trabalho foi como sanfoneiro na banda de Chico César, com quem excursionou pela Europa, em 2000.
Em 2010, após trabalhos como compositor, incluindo a parceria com Vanessa da Mata em "Amado", Jeneci lançou o álbum de estreia da carreria, "Feito para Acabar". O primeiro lançamento já lhe rendeu um grande sucesso: a canção "Felicidade", composta com Chico César.
"É o extrato da história de todo mundo que veio antes de mim. Quando acontece de estar tudo alinhado, acontece o que aconteceu. É uma presença de todos os ancestrais juntos", disse Marcelo sobre o sucesso meteórico do primeiro trabalho.
Questionado sobre quem é a maior referência musical, Marcelo Jeneci não pensou duas vezes em citar o nome do rei Roberto Carlos. "Sempre ouvi, porque eu sou da geração em que meus pais engravidaram ao som de Roberto Carlos", brincou o cantor.
Show em Salvador
O show "Pra Sonhar", leva no nome uma das 13 faixas do álbum de estreia do artista, que prometeu aos soteropolitanos um espetáculo intimista e sentimental.
"É um show delicado, né? Por ser apenas o próprio artista, cantor, compositor, no palco. (...) A gente vive junto, é sempre uma singularidade, uma troca. A música é interessante quando ela desperta um assunto, um quadril, às vezes um coração... Então é um show que tem uma intensidade afetiva radical", explicou.
Surpresas para 2025
No repertório do show que será apresentado em Salvador, faixas já conhecidas do público marcam presença, mas também algumas novidades. "Não foram gravadas ainda. São canções que fazem parte de um álbum autoral que ainda será lançado", revelou Marcelo.
Antes do trabalho 100% autoral, ainda está previsto para o ano que vem o segundo volume do EP "Night Clube Forró Latino", que teve a primeira parte lançada em maio. O trabalho mistura sonoridades diversas, convertendo sucessos do pagode, sertanejo, pop e reggae em MPB.
"O meu papel com a sanfona é esse, de trazer ela para um lugar em que o instrumento possa ser explorado de um jeito livre, para além do que já se tem", comentou Jeneci sobre a mesclagem de estilos.
Marcelo Jeneci - "Pra Sonhar"
- Onde: Teatro SESC Casa do Comércio, Caminho das Árvores
- Quando: Sexta, 5 de julho, 20h
- Quanto: R$ 130 (inteira) e R$ 65 (meia), através do Sympla e na bilheteria do teatro