Na definição poética vinda dos talentos de Gerônimo e de Vevé Calasans, nessa cidade todo mundo é d’Oxum, porque toda essa gente irradia magia. Uma verdade confirmada e explicada pelo Mestre Dorival Caymmi, que na sua ‘tese de sabedoria e doutorado em baianidade’, nos ensinou que São Salvador é a terra do branco mulato e do preto doutor.
A primeira capital do Brasil, que durante muito tempo era chamada pelos próprios baianos, principalmente os do interior do estado, como “Cidade da Bahia”, sempre foi uma grande fonte de inspiração para poetas e compositores. Muitas canções retrataram e continuam a derramar as nossas belezas, riquezas, mazelas, contradições e desafios. Entre os poetas que cantaram Salvador, estão os fantásticos baianos Moraes Moreira, Jorge Portugal, Edson Gomes, Waltinho Queiroz, Riachão, Gilberto Gil e tantos outros, apaixonados pela notável presença que inclui beleza, carisma e história dessa terra mágica.
Leia também:
Mas o encanto seduziu apaixonados de outras paragens, como o mineiro Ary Barroso, autor da clássica “Na Baixa do Sapateiro”, e os cariocas Benito di Paula - autor de “Sandália de Couro”, “Maria Baiana Maria” e “Bahia” - e Evandro Mesquita - que escreveu “Dali de Salvador”.
A poesia precisa de Gilberto Gil em "Tradição" citou pontos da nossa cidade e nos convidou a visualizar a pacífica paisagem do cotidiano dos anos 50 e 60 da capital: "Conheci essa garota que era do Barbalho, no lotação de Liberdade, indo do bairro pra cidade, quer dizer, pro Largo do Terreiro, pra onde todo mundo ia, todo santo dia, eu, minha irmã e minha tia (...) No tempo em que preto não entrava no Bahiano, nem pela porta da cozinha".
Já nos anos 80, em “Chame Gente”, Moraes Moreira e Armandinho descrevem o carnaval e o desenho geográfico da cidade: "No corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia, pelas vias, pelas veias escorre o sangue e o vinho, pelo mangue, Pelourinho”.
Ouça canções sobre Salvador:
É D’Oxum – Gerônimo
São Salvador – Gal Costa
Na Baixa do Sapateiro – Caetano Veloso
Sandália de Couro – Benito di Paula
Bahia – Benito di Paula
Dali de Salvador – Blitz
Tradição (Cidade do Salvador) – Gilberto Gil
Chame Gente – Vários Artistas