O líder da banda Jota Quest, Rogério Flausino, completa 51 anos nesta terça (25) e se mantém na ativa como um dos ícones do rock nacional. Nascido em 25 de abril de 1972, na cidade de Alfenas (MG), Rogério Oliveira de Oliveira adotou o sobrenome do avô, Zé Flausino, que foi premiado em um concurso da antiga Rádio Nacional do Rio de Janeiro e gravou um disco na década de 1970.
Flausino montou a primeira banda aos 12 anos, com o irmão Wilson Sideral e dois primos. Aos 17, passou a apresentar um programa semanal na rádio Atenas FM, aos sábados. Mas foi apenas em 1993, ao se mudar para a cidade de Nova Serrana, que ele se tornou o vocalista da banda Jota Quest - inicialmente chamada J.Quest, por inspiração no desenho animado Jonny Quest.
Leia também:
Desde então, Rogério Flausino está à frente do grupo, que lançou o álbum de estreia em 1996, pela Sony Music. Logo vieram os primeiros sucessos, "Encontrar Alguém" e "As Dores do Mundo". Seguiram-se sete álbuns, sempre pontuados por hits como "Fácil", "Dias Melhores", "Vem Andar Comigo" e outros. A turnê Jota25, que celebra a trajetória da banda, passou por Salvador neste mês de abril.
Além do trabalho com o Jota Quest, Flausino fez participações como artista solo em álbuns de outros nomes da música brasileira, a exemplo do irmão, Wilson Sideral. Em 2017, ele participou do projeto "Artistas Contra a Homofobia", que gravou o single "Filhos do Arco-Íris".