Se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste final de semana (8 e 9 de novembro), não caia em desespero. Para conseguir uma boa nota na prova, não é preciso somente muito estudo, mas também concentração e tranquilidade para lembrar de todos os conteúdos. Por conta disso, separamos algumas dicas do portal de educação, Universia Brasil, que certamente irão te ajudar durante o exame. Confira!
Conheça e evite os erros de português mais comuns no Enem Leia os editoriais de jornal para aumentar sua pontuação na redação - Os editoriais de jornal caracterizados por um formato de texto dissertativo-argumentativo, pela impessoalidade e também por apresentar diversas opiniões distintas. É exatamente esse modelo de texto que a banca avaliadora do Enem exige do aluno.
Intercale matérias de diferentes áreas - A rotina de estudos deve ser montada de uma maneira que não fique muito cansativa, por isso é importante intercalar matérias de áreas diferentes.
Conte com o incentivo dos seus amigos - Estudar se torna uma coisa mais fácil quando você tem o apoio dos seus pais, amigos e professores. O incentivo de pessoas que se importam com você pode ser a sua motivação e inspiração.
Aprenda a relacionar matérias diferentes - O Enem trabalha muito com a intertextualidade, por isso você deve desenvolver a habilidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento.
Assista filmes que transmitam conteúdos históricos - Assistir a obras cinematográficas que abordem períodos históricos pode ser muito útil para a resolução das questões da prova.
Aumente a sua bagagem cultural - Sua bagagem cultural ajuda você a desenvolver a análise crítica para o Enem. Essa bagagem inclui a leitura, os filmes e até mesmo a música.
Faça exercícios respiratórios - Exercícios respiratórios tiram a pressão cardiorrespiratória e oxigenam o cérebro, melhorando o acesso ao conhecimento que está lá. É uma ótima dica para se manter relaxado para o Enem 2013.
Utilize diferentes sentidos para estudar - Uma parte importante dos métodos de estudo é utilizar diferentes sentidos na hora de estudar. Seus sentidos desempenham um papel significativo no processo de memorização. A dica é encontrar pelo menos três maneiras diferentes de conhecer o material que você está estudando.
Não estude o tempo todo - Você também precisa de um tempo de descanso. Estudar 24 horas não vai aumentar o seu nível de conhecimento, pelo contrário, só vai gerar estresse e desgaste mental. Faça uma pausa depois do estudo para conseguir atualizar a sua mente com as ideias que você aprendeu.
Prova de espanhol: atenção com os falsos amigos - Atenção com as pegadinhas que podem surgir na prova. Embora o espanhol seja uma língua próxima do português, muitas palavras têm significados diferentes. E importante ficar atento a isso.
Não copie - Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
Desenvolva sua concentração - Sem concentrar-se será impossível estudar de maneira rápida, portanto, é necessário evitar todo e qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como computadores, televisão, livros, celulares, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais.
Não chute - O Enem utiliza o método TRI para avaliar os candidatos. Essa metodologia lança mão do fator sorte e consegue provar estatisticamente que um aluno chutou ou não a questão.
Se desligue da prova - É importante se “desligar” da prova, tanto no dia anterior quanto por alguns minutos durante a realização do exame. Assim, você vai descansar o seu cérebro e se preparar para mais uma maratona.
Organize as informações - Uma boa dica é organizar as informações conforme elas aparecem nos enunciados. Dessa forma, você vai entender melhor o problema e o que é esperado de você.