A segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa acontece até o dia 30 de novembro na Bahia, para bovinos de zero a 24 meses.
Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), durante a 1ª etapa da campanha, em maio de 2023, 94% do total de 4,5 milhões de animais nessa faixa etária foram vacinados contra a doença, impeditiva de exportação em diversos países.
Leia também:
Ainda segundo o órgão, desde 1968 a Bahia realiza a vacinação contra a febre aftosa, alcançando patamares superiores aos exigidos pelos organismos internacionais de sanidade animal e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, destaca a importância da vacinação desses animais.
“Convocamos toda a cadeia produtiva para participar desta ação. A sociedade, empenhada e unida, pode fortalecer o segmento, ajudar a Agência nesta importante tarefa e impactar no desenvolvimento econômico em todos os territórios da Bahia", destacou.
A Adab ainda destaca a importância de outras duas ações essenciais na Defesa agropecuária: a geolocalização de propriedades e a vacinação de bezerras contra a Brucelose.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas e aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.
A doença é causada por um vírus que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção.
*Sob supervisão da editora Gabriela Braga
Thiago Virgílio
Thiago Virgílio
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!