icone de busca
iBahia Portal de notícias
NOTÍCIAS

Comprou um celular pirata? Descubra se ele pode ser bloqueado

Para a Anatel são considerados “terminais importados, desde que tenham um IMEI válido

foto autor

Redação iBahia

15/07/2017 às 15:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:21 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No Brasil, o custo médio de um smartphone varia entre R$600 e R$3000 mil. E não é todo mundo que está disposto a desembolsar esse valor para ter um bom aparelho. Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que em um novo projeto deve bloquear os telefones móveis que são considerados irregulares quando não têm IMEI válido nem foram homologados pela própria Anatel.

O que é considerado pirata

Para a Anatel são considerados “terminais importados, desde que tenham um IMEI válido na base de dados da GSMA, continuarão a funcionar normalmente”. Em comunicado divulgado ao TecMundo, a Agência diz que o “o foco do projeto é atuar sobre os celulares de baixa qualidade que não possuem certificação em nenhum lugar do mundo, terminais falsificados e, principalmente, celulares roubados que têm o IMEI adulterado para voltar ao mercado”.

Ainda de acordo com o comunicado, os aparelhos de marcas legalizadas, mesmo que não sejam oficialmente vendidos por aqui, não são considerados piratas. Dessa forma, dispositivos de marcas como Huawei, Xiaomi, Meizu, OnePlus e Oppa, entre tantas outras, ainda podem ser importados ou adquiridos durante uma viagem ao exterior. No entanto, o consumidor deve ficar atento ao comprar um aparelho móvel fora do Brasil e se certificar de que ele é legalizado e também conferir as especificações de rede para saber se ele conta com suporte para as frequências usadas por aqui.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias