A Noite da Beleza Negra, tradicional evento do Ilê Aiyê que elege da Deusa do Ébano, ganhou nova cara nos últimos 10 anos. Quando o bloco completou 40 anos, em 2014, Vovô do Ilê, presidente e um dos fundadores do grupo, convidou o diretor teatral Elísio Lopes Jr para assinar a direção geral do evento. A ideia era transformar a Noite em um espétaculo. E assim se fez.
Ainda como folião, Elísio sempre teve uma relação especial com o evento e tinha alguns desejos sobre o que fazer diferente.
Leia também:
"Era uma noite em que eu me sentia em casa, para todos os lados que eu olhava era gente preta e uma celebração muito nossa. Como diretor de teatro eu vi aquele espetáculo com muitos potenciais. Tinham umas coisas que eram engraçadas, por exemplo, eu queria ver mais o rosto da candidata e a gente tinha os turbantes grandes e a iluminação vindo de cima, aquilo deixava o nosso rosto mais sem luz, mais escuro e eu ficava com uma angústia", pontuou em entrevista ao iBahia nesta sexta-feira (27) durante coletiva de imprensa da 42ª Noite da Beleza Negra, que será realizada no sábado (28).
Para Elísio, o espetáculo se transformou em uma celebração da cultura preta de um modo geral. "É a noite da arte preta. A gente enxerga hoje como os artigas gostam tanto de participar nesse lugar e é uma noite que a ponta direcionamentos para música, para artes visuais, para moda, se tornou um espetáculo multi-linguagens", analisa.
Para este ano, o tema central é "O Tempo". "Esse ano quando a gente chegou aqui para fazer a primeira reunião a gente entendeu que a gente estava em casa, que a gente continuava aqui mesmo dois anos sem ter tido. Então entendemos que o espetáculo teria que falar exatamente sobre isso, sobre o tempo. Como o tempo às vezes não passa", explicou.
O diretor também diz que o espetáculo irá falar de ancestralidade, as vozes negras de mulheres no axé Music, como , Patrícia, da Timbalada, Alabêned, da Banda Mel, que farão um dueto, assim como Afrocidade e Ilê Aiyê, entre outras atrações e referências.
Elísio revelou que neste ano, pela primeira vez, as candidatas terão a oportunidade de discursar e se posicionar. "A gente vai ouvir o que elas pensam. Eu acho que isso vai dar uma grande diferença para quem estiver assistindo", contou.
Leia mais sobre Notícias no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!