icone de busca
iBahia Portal de notícias
Seriços bancários

Banco Central anuncia regras do Pix automático; veja regras

Pix automático ficará disponível aos clientes pessoa física e jurídica a partir de 2024

foto autor

Mari Leal

08/12/2023 às 9:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Que o Pix revolucionou as movimentações bancárias no Brasil não é novidade. Mas a partir de outubro de 2024 entrará em vigor uma nova modalidade do serviço, o Pix automático. Com a nova função o cliente poderá agendar previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas diversas.


				
					Banco Central anuncia regras do Pix automático; veja regras
Pix automático ficará disponível aos clientes pessoa física e jurídica a partir de 2024. Foto: Giovane Oliveira/SEMUC PMBV

O Pix automático poderá ser usado para pagamento de contas de consumo, como água e energia elétrica; escolas e faculdades; academias e condomínios e até parcelamento de empréstimos.

Leia também:

O serviço de agendamento de pagamentos já existe por meio da função débito automático, no entanto, o Banco Central acredita que na modalidade Pix alcançará mais pessoas. Para que uma empresa ofereça a modalidade débito automático ela precisa ter convênio com cada instituição financeira. Necessidade que mudará com o Pix automático.

Na prática, de acordo com Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, atualmente a empresa fecha esse acordo com os maiores bancos e clientes de instituições menores ficam sem a opção de pagar por débito automático, tendo que recorrer a outros bancos ou a lotéricas.

Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.

Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o Pix independente do banco em que têm conta.

Uma informação importante para o usuário pessoa física é de que não haverá cobrança de tarifas para acesso ao serviço.

Como vai funcionar o PIX automático

No Pix automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o Pix automático como forma de pagamento.

• A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;

• A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;

• O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.

ou

• A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;

• O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para mesada, doações, aluguel entre pessoas físicas, prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas, como diarista, terapia, educador físico etc.

Foto do autor
AUTOR

Mari Leal

AUTOR

Mari Leal

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Economia