icone de busca
iBahia Portal de notícias
ECONOMIA

Cliente pode receber em dobro dinheiro que sumiu da conta

Nas redes sociais, os correntistas reclamaram do problema

foto autor

Redação iBahia

18/01/2019 às 17:41 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Diversos clientes da Caixa tiveram uma surpresa desagradável nesta sexta-feira (18/01) ao acessar suas contas bancárias e ver que o saldo estava zerado ou até negativado. Segundo a instituição, "alguns créditos em conta via TED (um tipo de transferência) foram processados com atraso, e já estão regularizados, sem prejuízo aos clientes".

Porém, segundo a advogada Livia Coelho, representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o problema pode ser considerado cobrança indevida por parte do banco, o que, conforme o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, dá aos clientes o direito de receber em dobro o valor que tinham em suas contas.

— O consumidor tem que receber esse dinheiro de volta e em dobro, conforme determina o Código. Além disso, deve ser ressarcido por eventuais prejuízos que teve em detrimento da situação. Para isso, é importante guardar o extrato da conta e outros comprovantes, como de boletos e contas que deixou de pagar nesse dia. A melhor forma é tentar resolver a situação extrajudicialmente, entrando em contato com o banco ou, caso não consiga dessa forma, com o Procon ou a Proteste. Se quiser danos morais, aí será necessário entrar na Justiça.

Nas redes sociais, os clientes da Caixa reclamaram do problema.


A resposta da Caixa para os internautas tem sido que "o erro já está sendo monitorado pela área tecnológica e em breve o serviço será restabelecido". A recomendação é de que, em caso de urgência, os clientes compareçam à agência de origem.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Economia