A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (4), a data de lançamento do programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023). Segundo a entidade, o sistema será disponibilizado ao contribuinte a partir de 15 de março, mesma data do início da temporada de envio do documento.
O programa poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Além disso, o procedimento poderá ser realizado pelo computador. O contribuinte pode baixar baixar o sistema através da página oficial da Receita Federal. Ou preencher as informações da declaração no formato online.
Leia também:
A opção da declaração via pré-preenchida também estará habilitada. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.
Leia mais
- Leilão da Receita Federal tem carro de R$ 13 mil e celular de R$ 450
- Mais de 92,4 mil baianos renegociaram dividas na Faixa 1 do Desenrola
- Isenção do IPVA para carros elétricos já pode ser solicitada na Bahia
Vale pontuar que o período da declaração segue até o dia 31 de maio de 2024. Na quarta (6), a Receita Federal divulgada, em coletiva, todas as novas regras deste ano.
Informe de Rendimentos do Imposto de Renda 2024
O prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe de rendimentos terminou no dia 29 de fevereiro. Bancos e corretoras de valores devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes no mesmo prazo.
Normalmente, a Receita utiliza as informações para cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!