Os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não conseguiram obter o informe de rendimentos para a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Fisica (IRPF) de 2020 (ano-base 2019) ganharam mais um canal para consulta e emissão do documento. Basta acessar o endereço https://extratoir.inss.gov.br.
O demonstrativo também pode ser obtido pelo portal Meu INSS, com login e senha, o que exige um cadastramento prévio. Além disso, alguns bancos parceiros pagadores de benefícios do instituto dispõem dos informes aos correntistas por meio de seus sites (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi).
Vale destacar que o atendimento nas agências do INSS em todo o país está suspenso até 30 de abril.
Como se cadastrar no Meu INSS
O interessado deve informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”. Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados pessoais, como nome e CPF (campos obrigatórios), além de e-mail e número de telefone.
Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como o dia e o mês de nascimento. O cadastramento dependerá ainda de o interessado responder a um questionário sobre sua vida trabalhista e previdenciária.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!