icone de busca
iBahia Portal de notícias
Acabou o prazo

Prazo para declarar o imposto de renda acabou e agora?

Receita Federal recebeu quase 4 mil declarações de imposto de renda a mais do que o esperado da Bahia em 2024

foto autor

Mariana Barreto

01/06/2024 às 15:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Receita Federal recebeu quase 4 mil declarações de imposto de renda a mais do que o esperado da Bahia, até este sexta-feira (31), quando encerrou o prazo para declarar em 2024. De acordo com dados divulgados pelo orgão, apenas na Bahia foram recebidas 1.711.038 declarações dentro do prazo este ano e era esperado receber 1.707.237.


				
					Prazo para declarar o imposto de renda acabou e agora?
Prazo para declarar o imposto de renda acabou e agora?. Reprodução

Ao todo no país mais de meio milhão de brasileiros não fizeram a prestação de contas no período estipulado. A expecttaiva era de receber 43 milhões de declarações em todo o território nacional, porém chegaram 42.421.153.

Leia também:

A Receita faz uma expectativa de entrega baseada em dados do ano anterior, como uma previsão da quantidade de documentos que deve ser recebido.

O que acontece com quem não declarou o imposto de renda no prazo?

O período de declaração do imposto de renda teve início no dia 15 de março e encerrou no dia 31 de maio.


				
					Prazo para declarar o imposto de renda acabou e agora?
Prazo para declarar o imposto de renda acabou e agora?. Foto: Agência Brasil

Segundo informações da Receita Federal, o contribuinte que não entregou a declaração dentro do prazo receberá uma multa de 1% ao mês-calendário ou do tempo de atraso da entrega.

O valor da penalidade será calculado de acordo com o total do imposto devido, mesmo que seja pago integralmente, a multa mínima é de R$ 165,74, que correspondente a 20% do Imposto sobre a renda devido.

A multa é gerada altomaticamente quando o contribuinte termina de entregar a declaração. O recibo de entrega do imposto de renda chega junto com a notificação da multa e, o cidadão tem ainda o prazo de 30 dias para pagar. Após este período, a multa retá juros de taxa Selic.

Outra penalidade

Além da multa, aquele que tem a obrigatoriedade e deixa de entregar a Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF), ficará com pendência de regularização no CPF.

O CPF com pendência traz dificuldades para movimentar uma conta bancária, receber benefícios do governo, emitir passaporte, conseguir empréstimo, participar de leilão e concursos públicos.

Quem entregou no prazo e ficou com pendência

Aqueles que fizeram a declaração no prazo, mas estão com pendências ao consultar o extrato no site da Receita Federal, podem fazer as alterações da documentação sem receber multa.

Foto do autor
AUTOR

Mariana Barreto

AUTOR

Mariana Barreto

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Economia