iBahia Portal de notícias
icone de busca
Saiba detalhes

Bahia divulga ações para implementação da 'Lei do Celular' em escolas

Escolas da rede estadual da Bahia devem divulgar comunicados sobre a 'Lei do Celular' na segunda-feira (10)

foto autor

Iamany Santos

09/02/2025 às 10:17 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os profissionais das escolas da rede estadual da Bahia deverão emitir, até segunda-feira (10), comunicados sobre a proibição dos celulares das unidades de ensino. A determinação foi definida no sábado (8), em uma reunião com o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, a secretária de Educação, Rowenna Brito e representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).


				
					Bahia divulga ações para implementação da 'Lei do Celular' em escolas
Bahia divulga ações para implementação da 'Lei do Celular' em escolas. Foto: Canva Fotos

O objetivo da ação é explicar a Lei 15.100, conhecida como "Lei do Celular", para os responsáveis e estudantes. Até 2024, os aparelhos celulares podiam ser utilizados nos intervalos das aulas e recreios.

Leia também:

A nova lei foi sancionada pelo presidente Lula no dia 15 de janeiro e inclui todas as turmas de educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Conforme o documento, a partir de 2025, o uso de celulares será proibido durante as aulas, recreios, intervalos e atividades extracurriculares.

Ano letivo nas escolas estaduais da Bahia começa em clima de mudança

O ano letivo nas escolas municipais da Bahia começam na segunda-feira (10). Alunos e responsáveis chegaram às unidades de ensino em clima de mudança, uma vez que já devem receber os comunicados padronizados e encontrar placas informativas sobre a proibição dos celulares.

Apesar disso, o governo não deixou claro se a lei já será implementada no primeiro dia de aula. O governo do Estado também não detalhou onde os celulares serão guardados, ou se haverá algum tipo de punição caso as regras sejam descumpridas pelos estudantes.


				
					Bahia divulga ações para implementação da 'Lei do Celular' em escolas
Participaram da reunião o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, a secretária de Educação, Rowenna Brito e representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Foto: Joci Santana/GOVBA

O Ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que os detalhes operacionais da lei, como o local de armazenamento dos celulares (mochilas, caixas ou áreas específicas), irão depender da estrutura e decisão de cada escola. Isso também vale para os alunos que não seguirem a regra: as consequências devem ser definidas por cada instituição.

Por meio de nota, a assessoria do Governo da Bahia detalhou que os responsáveis dos alunos serão orientados com cartilhas até a próxima sexta-feira (14). Reuniões também serão promovidas para explicar a Lei do Celular. Vale ressaltar que o uso dos aparelhos só será permitido nas seguintes situações:

  • atividades pedagógicas sob orientação de profissionais de educação na sala de aula ou nos intervalos entre aulas;
  • situações que envolvam perigo;
  • por motivo de força maior para rápida resolução de problemas;
  • para garantia da acessibilidade e inclusão
  • gerenciamento de situações de saúde.
foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Educação