O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), divulgou a lista dos 500 candidatos aprovados para participar dos cursos de formação para trabalhar na empresa BYD. Os selecionados no Qualifica Bahia – Setor Industrial (seleção BYD - Build Your Dreams) serão contatados pelo SENAI Camaçari via e-mail.
No documento eletrônico, que começou a ser enviado desde o dia 30 de abril, os selecionados cadastrar os seguintes documentos para efetivação da matrícula:
Leia também:
- RG e CPF;
- comprovante de residência;
- comprovação de experiência no antigo complexo Ford;
- comprovação de escolaridade;
- cópia da Carteira Nacional de habilitação (CNH)
- cópia dos dados bancários de titularidade do candidato classificado para recebimento do auxílio transporte.
Curso preparatório para trabalho na montadora BYD
Os critérios de seleção para classificação por curso foram os seguintes (pela ordem):
- ordem de inscrição;
- experiência profissional no complexo Ford (preferencialmente);
- residência em Camaçari (preferencialmente);
- escolaridade (nível médio ou acima).
Além disso, foram reservadas 30% para mulheres e 3% para PcD. Somente os candidatos com status ‘classificado’ serão convocados para apresentação de documentos neste primeiro momento. Os demais ‘habilitados’ poderão ser convocados posteriormente no caso de desistência da vaga e/ou documentação incompleta da parte dos candidatos classificados.
Além da qualificação gratuita, os selecionados receberão fardamento (duas unidades por aluno), material didático, transporte para deslocamento e lanche. Os cursos ministrados são de operador de produção veicular; auxiliar de linha de produção; mecânico de manutenção de máquinas industriais e inspetor de qualidade, com duração entre 200 e 260 horas.
Vale lembrar que a seleção para o curso de formação não garante a contratação pela BYD, que trará critérios específicos para selecionar os novos trabalhadores brasileiros.
A montadora chinesa BYD pretende investir de R$3 bilhões no estado em projetos que devem gerar 10 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!