icone de busca
iBahia Portal de notícias
Centro Histórico

Pelourinho recebe atividades contra o abuso e a exploração infantil

SJDH e Projeto Axé promovem atividades arteducativas no Pelourinho a partir das 9h desta terça-feira (14)

foto autor

Naiana Ribeiro

14/05/2024 às 6:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente promovem uma atividade com os educandos do Projeto nesta terça-feira (14). A ação de conscientização ocorre no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, às 9h.


				
					Pelourinho recebe atividades contra o abuso e a exploração infantil
Pelourinho recebe atividades contra o abuso e a exploração infantil. Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A programação gratuita inclui um cortejo acompanhado pela banda de percussão composta por educandos e educandas da Oficina de Música. O desfile sai da Unidade de Arteducação do Pelourinho em direção ao Largo Terreiro de Jesus, onde serão realizadas as apresentações e atividades arteducativas pensadas especialmente para a ocasião.

Leia também:

Sobre o 18 de maio

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de Maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento na luta pelo fim da violência sexual.

A data é em alusão ao ‘Caso Araceli’. Em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. Agora em 2023, o crime completa 50 anos, e ações no país inteiro são realizadas para chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos sobre a urgência de combater essas violências e proteger crianças e adolescentes.

Parceria da SJDH com o projeto Axé

A parceria entre o Governo do Estado e o Projeto Axé existe há mais de 25 anos, beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 1.500 pessoas por ano. Fundado em 1990, o Projeto Axé tem como missão acolher crianças e adolescentes em situação de abandono, que já romperam vínculos com a família, a comunidade de origem, a escola ou qualquer instituição e, em sua maioria, vivem nas ruas. As ações e projetos são pautados nos preceitos da “arte-educação” como fator de inclusão social e de valorização da autoestima.


				
					Pelourinho recebe atividades contra o abuso e a exploração infantil
Pelourinho recebe atividades contra o abuso e a exploração infantil. Foto: Fernando Vivas/GOVBA
foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Educação