O projeto “Tempo Cultural” está oferecendo oficinas gratuitas para jovens e adultos do Subúrbio de Salvador. As inscrições acontecem entre os dias 5 a 8 de abril, através de formulário virtual. Cada oficina terá 20 vagas e carga horária de 20 horas. Gastronomia, Música, Fotografia e Audiovisual são algumas das oficinas disponíveis.
O projeto contribui para a descentralização cultural, levando atividades artísticas e culturais diretamente da própria comunidade local. “Isso estimula a geração de renda local e contribui para o fortalecimento socioeconômico da região. Além de valorizar e dar voz aos talentos artísticos presentes no Subúrbio, muitas vezes marginalizados em outras esferas sociais”, destaca Naila Jesus, produtora executiva do projeto.
Leia também:
Como funciona o projeto Tempo Cultural
A primeira etapa do projeto é a realização de seis oficinas técnicas e criativas em Arte e Cultura, durante os meses de abril e maio - gastronomia (técnicas básicas e confeitaria), Música, Fotografia, Audiovisual, Teatro e Artes Visuais -, a serem executadas em escolas estaduais, associações e instituições do Subúrbio de Salvador, voltadas prioritariamente a jovens e adultos moradores da região. Os participantes receberão certificados.
As inscrições podem ser realizadas através de formulário online. Cada oficina será destinada a 20 jovens e adultos do Subúrbio, com exceção da oficina de gastronomia que contará com 6 turmas. Alcançando cerca de 120 pessoas.
Os oficineiros, em sua maioria, são profissionais residentes de bairros do Subúrbio Ferroviário e/ou artistas que já tenham relação socioeducativa com a comunidade.
Após as oficinas, na segunda etapa, em maio, haverá a etapa de Vivências , na qual os participantes irão visitar espaços e instituições com larga experiência na área específica de cada oficina, compreendendo seus modos de fazer e saber, suas práticas técnicas, artísticas e produtivas, propiciando uma percepção ampliada das etapas que compõem cada área ou linguagem.
A terceira etapa é a Mostra Artístico-Cultural, que irá ocorrer dias 25 e 26 de maio, das 15h às 20h, na Escola Estadual Barros Barreto, em Paripe/Subúrbio Ferroviário, com a apresentação dos resultados de todas as oficinas e de artistas convidados, e será aberta ao público, com acessibilidade por meio de tradução simultânea em Libras.
Confira as oficinas disponíveis:
- AUDIOVISUAL - Da ideia à distribuição, com Luiz Gustavo
- MÚSICA - com Marcelo Saback
- TEATRO - O Jogo Físico na Cena – Práticas Físicas para a Prontidão Corpórea, com Israel Barretto
- ARTES VISUAIS - Arte Urbana em Ação, com Rogério Ciente
- FOTOGRAFIA - com o artista visual, fotógrafo e videomaker de Castelo Branco, Luan Gramacho
- GASTRONOMIA - Confeitaria festiva e lucrativa, com o gastrólogo Jônatas Nogueira Santino
- GASTRONOMIA - Imersão Gastronômica, com o técnico em gastronomia Álex Vinicius
- GASTRONOMIA - Confeitaria Artesanal, com a Milena Adans
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!