O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana Mateus Aleluia, de 74 anos, vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A informação foi divulgada pela instituição nesta segunda-feira (2).
Concedida pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, a honraria será entregue em sessão solene marcada para o dia 11 de maio. A cerimônia será realizada às 11h, no Auditório da Biblioteca, no Campus Cruz das Almas. O evento será transmitido pela TV UFRB.
Leia também:
O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores efetivos da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, das artes, da filosofia, das letras, das culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou humanidade.
De acordo com a UFRB, Mateus Aleluia é a quinta personalidade de relevantes serviços prestados à sociedade que receberá a honraria, concedida pela instituição.
A proposta de homenagem partiu do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT) e destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.
Mateus Aleluia
Filho e fruto de Cachoeira, Senhor Mateus, como é conhecido localmente, nasceu às margens do Paraguaçu no ano de 1943. O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana do Brasil foi protagonista no grupo Tincoãs, primeiro grupo vocal a expressar a herança cultural (musical e linguística) dos povos africanos. O Tincoãs foi destaque nacional entre os anos de 1960 e 1980.
Mateus Aleluia viveu duas décadas em Angola, a partir de 1983, onde foi contratado pela Secretaria de Cultura para realização de pesquisa antropológica e cultural, junto a mestres e mestras da cultura dos povos africanos, compilando diversos saberes. Retornando ao Brasil, Sr. Mateus lançou os álbuns “Cinco Sentidos”, “Fogueira Doce” e “Olorum”, que, junto com a obra dos Tincoãs, consubstanciam o legado pan-africano do Brasil.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!