Apple informou que está trabalhando para consertar uma falha crítica no sistema operacional MacOS High Sierra, lançado em setembro deste ano para computadores produzidos pela companhia. O problema permite que qualquer pessoa, mesmo sem a senha, consiga acessar a máquina com perfil de administrador.
“Nós estamos trabalhando numa atualização do software para resolver essa questão”, afirmou a Apple, em comunicado.
A falha foi descoberta pelo desenvolvedor turco Lemi Ergin. Ele descobriu que ao usar o login “root”, deixando o campo para a senha em branco, conseguia acessar o sistema operacional, de maneira irrestrita, apenas apertando a tecla “Enter” algumas vezes.
Ergin anunciou a descoberta da falha numa mensagem publicada no Twitter nesta terça-feira. Por esse motivo, o programador foi duramente criticado pela comunidade de especialistas em segurança, que tem como regra alertar a companhia antes de tornar o problema público, para que uma correção possa ser desenvolvida.
O acesso com o perfil de administrador dá controle total sobre a máquina, permitindo alterações em arquivos cruciais para o sistema e acesso aos arquivos de todos os usuários que usam o computador, por exemplo. Também é possível a instalação de malwares.
Enquanto trabalha numa correção, a Apple recomenda aos usuários uma medida paliativa: a criação de uma senha para o login “root”. As instruções estão neste link: https://support.apple.com/en-us/HT204012.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!