Pelo segundo ano consecutivo, a ConstruNordeste, em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), compensará todas as emissões de carbono criadas durante os três dias de evento, que acontece de 31 de julho a 2 de agosto, no Centro de Convenções Salvador, na orla da Boca do Rio.
O compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental será aplicado através de um cuidadoso processo de cálculo, aquisição e plantio de mudas nativas. Este processo é documentado em um inventário de carbono que detalha o método de cálculo das emissões e quantifica o número de árvores nativas necessárias para compensar o carbono. Este processo é feito pelo Grupo Index, por meio de sua empresa Arvor Business Advisory.
Leia também:
A partir deste inventário, a ABAF sugere a quantidade específica de mudas de árvores nativas que devem ser plantadas para sequestro de carbono correspondente às emissões do evento. A logística para a aquisição e plantio das mudas é planejada para garantir que todas as árvores sejam plantadas de maneira eficaz e sustentável.
A coordenadora de produção da Bahia Eventos, Amanda Santana, destaca a importância dessa iniciativa e olhar sempre atento da empresa em deixar um legado ambiental nos eventos que produz. "Ao realizarmos a compensação de carbono pelo segundo ano consecutivo, demonstramos nosso compromisso contínuo com práticas sustentáveis. Este esforço conjunto com a Abaf reforça a importância de eventos que promovem não apenas o desenvolvimento do setor, mas também a preservação ambiental ".
“Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Ao adotar essa abordagem, empresas, governos e indivíduos demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável”, acrescenta Mariana Lisbôa, presidente da ABAF, associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, no estado.
ConstruNordeste: a madeira na construção civil
A ABAF também participa do evento e leva a palestra “MLC: a conexão sustentável entre o passado e o futuro da construção”, de Maurício Delrei e Robson Cardoso (da Delrei Brasil). Na palestra, os arquitetos vão apresentar a Madeira Laminada Colada (MLC) e como este material está transformando o setor da construção civil.
“A madeira, um dos materiais mais antigos utilizados pela humanidade, está renascendo como a melhor opção para o futuro da construção. A MLC não é apenas um retorno às nossas raízes, mas uma revolução sustentável que combina a durabilidade e a beleza da madeira com a tecnologia moderna. É uma escolha inteligente que atende às exigências ambientais de hoje, proporcionando uma alternativa renovável e eficiente aos materiais tradicionais. Sua versatilidade permite construções rápidas e esteticamente agradáveis, redefinindo o que é possível na arquitetura e engenharia civil”, explica Maurício Delrei.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!