O Elevador Lacerda vai continuar funcionando durante a reforma de qualificação, prevista para começar já a partir desta quarta-feira (13). A informação foi confirmada ao iBahia pela Secretaria de Mobilidade (Semob).
Segundo o prefeito Bruno Reis, a obra tem o prazo de 10 meses. A expectativa é que, em caso de necessidade, o funcionamento seja alternado entre elevadores existentes.
Leia também:
“A obra terá prazo de 10 meses, e a gente já começa as intervenções agora. Em alguns momentos, iremos alternar o funcionamento dos elevadores existentes. Caso seja necessário interditá-los, faremos que isso aconteça no menor tempo possível”, acrescentou.
A ordem do serviço para o início das intervenções foi assinada nesta quarta, durante. O objetivo da obra é resgatar as características originais do equipamento. De acordo com a Prefeitura serão investidos R$11 milhões na reforma.
Atualmente, 22 mil usuários diários utilizam o equipamento para se deslocar entre as cidades Alta e Baixa.
Projeto
O projeto da obra foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê melhorias estruturais nos saguões que abrigam as quatro cabines dos elevadores. Serão implementados sistema de climatização até nova pintura.
Iluminação, revestimentos das paredes e do piso, assim como soluções para otimizar o fluxo de passageiros, manutenção da parte elétrica e mecânica do ascensor também fazem parte do projeto.
Além disso, o projeto inclui a liberação das varandas situadas nos espaços laterais do acesso da Cidade Alta, na Praça Municipal. Para isso, a sorveteria A Cubana, instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930 e que ainda hoje é uma referência ligada ao monumento, será realocada para o hall de acesso onde atualmente funciona o Centro de Informações ao Turista.
A expectativa é que com isso seja resgatado o caráter original de varanda aberta dos espaços laterais e melhorar o fluxo de movimento dos usuários do Elevador. A Prefeitura prevê ainda a criação de bilheterias próximas às entradas, tanto na Praça Municipal, quanto no Comércio. A ideia é evitar a formação de filas longas nas catracas, sobretudo nos horários de pico e em períodos de alta demanda.
História
Com 150 anos de existência, o Elevador Lacerda possui 72 metros de altura e chega a transportar passageiros num percurso que dura cerca de 20 segundos. O equipamento foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição - por esse motivo, inicialmente ele era chamado de Elevador Hidráulico da Conceição.
Foi o primeiro elevador público e também o mais alto do mundo. Inicialmente, ele funcionava por um sistema hidráulico. Em 1896, passou a ser chamado oficialmente de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, Antônio Lacerda, sendo eletrificado em 1906.
Essas e outras mudanças foram introduzidas ao longo de sua história após cinco grandes reformas e revisões. Em 1930, o ascensor passou por uma modernização para a ampliação da altura (de 63 metros para os atuais 72 metros), ganhando uma nova torre e incremento do número de cabines, seguindo um padrão arquitetônico de art déco.
O Elevador Lacerda é patrimônio histórico tombado pelo Iphan desde 2006.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!