Uma operação foi deflagrada em Salvador na manhã desta segunda-feira (29), com o objetivo de limpar praias da cidade para a festa de Iemanjá, que acontece no dia 2 de fevereiro - próxima sexta-feira.
Veja também:
Somente no bairro do Rio Vermelho, onde fica a casa da orixá e são realizadas as principais homenagens a ela, quatro carcaças de barcos foram removidas. Uma outra foi retirada de Itapuã, além de um caminhão com resíduos encontrados nos dois pontos.
Leia também:
Batizda de Cidade Dez Sucata Zero, a ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com o apoio da Limpurb e Guarda Civil Municipal (GCM).
Os agentes de fiscalização realizaram vistorias e foram identificados e notificados os proprietários de embarcações que estão sem atividade. Algumas delas, segundo a pasta, estavam em estado de decomposição.
“Essa ação é importante, pois contribui com a saúde pública, a segurança, com a mobilidade e com a estética da cidade, que é o nosso principal objetivo”, explica o coordenador da operação, Roberto Guerreiro.
Em 2023, foram registradas 1025 notificações, 640 denúncias do Fala Salvador, 668 sucatas removidas das ruas. Já as sucatas de barros foram 28 notificações, sendo 22 removidos pelos proprietários e 6 apreensões.
Conforme pontuou a Secretaria, a operação acontece semanalmente, em toda a cidade e os agentes da Semop notificam o proprietário do veículo ou material abandonado, para que a remoção seja feita em até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.
Para solicitação da remoção de sucatas, geladeiras e demais materiais inservíveis, pode ser feita através do site Fala Salvador, aplicativo ou pelo telefone 156.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!