Salvador vai ganhar um novo espaço artístico e cultural. A Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos Letieres Leite, atualmente em obras e com previsão de serem inauguradas em 2025, no Comércio, abraçam a música e o legado do Maestro Letieres Leite, fortalecendo ainda mais Salvador como Cidade da Música. A criação deste novo equipamento é um marco no Complexo Cidade da Música, que visa solidificar Salvador como a capital mundial da música.
O novo equipamento, que vai homenagear o maestro Letieres Leite, será um local de formação onde professores renomados de música, estudantes baianos e de fora do país poderão aprofundar conhecimentos na base da música afro-baiana e outros aspectos do mercado musical, como pós-produção, área técnica, produção executiva e composição audiovisual.
Leia também:
Os detalhes do projeto foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) em um evento realizado no prédio do Arquivo Público Municipal, também no Comércio, nesta segunda-feira (10). Na ocasião, a Prefeitura de Salvador e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) assinaram um acordo de cooperação técnica para a gestão de equipamentos culturais do município.
O prefeito destacou a importância de instalar o equipamento nesta região da cidade. “Essa é uma ação para valorizar essa região, resgatar essa região. Todos sabem do esforço que temos feito, os movimentos que temos feito para valorizar essa região”, disse.
O gestor municipal falou ainda sobre como o projeto vai fortalecer a cultura. “Eu não tenho dúvidas que o conhecimento transmitido, vai fazer com que o ensinamento seja passado para as gerações presentes e futuras. Esse projeto vem na prática fortalecer o que está no nosso DNA. Vai potencializar a economia criativa. Vai, sem sombra de dúvidas, consolidar esse quarteirão”, afirmou.
O maestro Leitieres Leite, que morreu em 2021 aos 61 anos, foi o criador da Orkestra Rumpillezz. O grupo mescla as matrizes percussivas do candomblé com o jazz, e do Rumpilezzinho, um laboratório musical e socioeducativo para jovens músicos. O músicoe ra conhecido pela criação do método Universo Percussivo Baiano (UPB), sendo uma referência no meio musical.
A metodologia é fruto de mais de 30 anos de estudos sobre a presença sonora de elementos de matriz africana na música produzida na diáspora negra nas Américas e, particularmente, no Brasil. O maestro e educador sistematizou ferramentas de ensino tendo como diretriz e base, o legado musical constituído pelas populações negras nas diásporas africanas e a consciência de que a música popular brasileira se estrutura a partir das suas raízes negras.
Confira detalhes do projeto da escola de música e arte
O arquiteto baiano Adriano Mascarenhas, à frente do escritório Sotero Arquitetos, foi convidado a desenvolver o projeto da Casa de Espetáculos e da Escola de Música, ambas partes do complexo Cidade da Música da Bahia. Esse complexo é composto por três edifícios vizinhos, próximos ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, ambos consagrados cartões postais.
Mascarenhas explica que o projeto do edifício Escola apresenta uma expressão totalmente nova, atualizando elementos da arquitetura modernista dos edifícios vizinhos com traços contemporâneos, em dois volumes superpostos, totalizando oito pavimentos.
Por outro lado, a Casa de Espetáculos foi concebida a partir da restauração e estabilização estrutural de sua fachada remanescente. O interior inclui uma arena com estrutura independente de Madeira Laminada Colada, apoiada em quatro pilares de até 17 metros.
Nas áreas técnicas e de apoio, foi utilizada estrutura de concreto armado, também destacada das alvenarias originais.
O projeto inclui um foyer no térreo e uma sala de espetáculos no piso superior, destacando as alvenarias aparentes da ruína, bem como as estruturas de madeira e concreto. Com aproximadamente 7.500 m², ambas as construções estão em andamento e têm previsão de conclusão no início de 2025.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!