A teledramaturgia brasileira perdeu um dos seus ícones na noite de segunda-feira (29), a atriz e roteirista Jandira Martini, aos 78 anos. Ela enfrentava um câncer no pulmão há alguns anos.
Com quase 50 anos de carreira, Jandira interpretou personagens que ficaram marcados no imaginário dos telespectadores, como Teodora, de "Sassaricando" (1987). Na novela, ela era a chefe do clã dos Abdala, conhecida por elavar tudo com mão de ferro.
Leia também:
A atriz também foi Zoraide, em "O Clone" (2001). Na novela, a personagem de Jandira trabalhava para Ali (Stênio Garcia). Foi por meio dela que a trama mostrou as superstições e crendices da cultura árabe, assim como os costumes mais tradicionais.
Em 2009, atuou em Caminho das Índias, onde interpretou Puja, a mãe de Ramu (Marcio Vito) e avó de Hari (Cadu Paschoal). Na novela, o personagem da atriz lutava pela inserção dos intocáveis na sociedade indiana.
Já em 2012, Jandira Martini integrou o elenco de Salve Jorge, como Farid, a mãe de Kemal (Ernani Moraes) e Zyah. Depois disso, fez apenas algumas participações especiais em trabalhos como "Manual para se Defender de Aliens", "Ninjas e Zumbis" (Warner, 2017) e foi homenageada no série documental Viver do Riso, idealizada por Ingrid Guimarães e lançada em 2018, no Canal Viva.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!