O corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador José Rotondano, foi aprovado em sabatina nesta quarta-feira (29), para ocupar cargo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O processo foi feito pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Além dele, outras sete autoridades foram avaliadas e aprovadas para diferentes cargos. Agora, a lista segue para o Plenário.
Leia também:
Dos 27 votos possíveis, Rotondano recebeu 25 menções positivas. Durante a sabatina, o corregedor destacou os avanços já alcançados pelo Poder Judiciário após a criação do CNJ.
"Nos seus quase 20 anos de existência, o CNJ tem sido responsável por uma verdadeira revolução nas cortes de Justiça, tornando-as mais eficientes no gasto público, transparentes, atentas às demandas sociais e proporcionando uma prestação jurisdicional mais célere. Cabe destacar a promoção da igualdade de gênero, a digitalização de processos, a transparência de gastos, a política de inclusão social e a implantação de medidas para combater o nepotismo e os assédios moral e sexual", pontuou.
Rotondano é formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que fica localizada na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Foi promotor e procurador de Justiça no estado entre 1984 e 2012, quando assumiu o cargo de desembargador estadual.
O baiano também atuou como corregedor eleitoral entre 2019 e 2020 e, desde 2022, atua como corregedor-geral do Tribunal de Justiça baiano.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!