Cerca de 700 aves silvestres foram resgatados por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa) no povoado de São João do Paraíso, em Mascote, cidade do extremo sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o caso aconteceu na quinta-feira (29) e ninguém foi preso.
Ainda segundo a PM, os animais estavam em um imóvel aparentemente abandonado que era usado como centro de distribuição e cativeiro irregular. As aves eram destinadas ao comércio ilegal de animais silvestres na região.
Leia também:
Os pássaros estavam aglomerados, em gaiolas pequenas e sujas. Alguns já estavam quase morrendo devido a falta de alimentos e água.
Espécies ameaçadas de extinção estavam entre as aves em cativeiro
Entre as espécies que estavam presas haviam alguns pássaros ameaçados de extinção como: Trinca-ferros, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiá, Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Corrupião, Canário da Terra, Pássaro Preto, Curió, Chorão e Cigarrinha.
Segundo a polícia, cerca de 200 aves estavam muito debilitadas e foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), em Porto Seguro.
Nas instituições, as aves receberão tratamento e serão reabilitadas, antes de serem devolvidas à natureza. Os pássaros que estavam em condições saudáveis foram soltos em uma reserva particular de proteção natural.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!